Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2015: longa sobre “foragido” Edward Snowden ganha Melhor Documentário

Filme que retrata vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado perde estatueta

Redação Publicado em 23/02/2015, às 01h12 - Atualizado às 01h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Laura Poitras, diretora de <i>Citizenfour</i>  - Reprodução/Vídeo
Laura Poitras, diretora de <i>Citizenfour</i> - Reprodução/Vídeo

O filme Citizenfour, sobre Edward Snowden – o homem que revelou informações dos métodos de espionagem da NSA, agência de inteligência dos Estados Unidos –, ganhou o Oscar de Melhor Documentário em Longa-Metragem na premiação que acontece este domingo, 22, em Hollywood.

Assista ao trailer dos indicados ao prêmio de Melhor Documentário.

“Obrigado, Edward Snowden, por sua coragem, e a todos os outros delatores e jornalistas que o expuseram”, disse a diretora Laura Poitras, ao receber a estatueta, entregue por Jennifer Aniston e David Oyelowo. Ela ainda agradeceu às organizações que a ajudaram a produzir o longa e voltou a enaltecer os feitos de Snowden.

Citizenfour derrotou o documentário O Sal da Terra, que retrata a vida do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado. Os outros concorrentes ao prêmio eram Vietnã: Batendo em Retirada, Virunga e A Fotografia Oculta de Vivian Maier.

Fazendo uma piada com o fato de Snowden ser considerado “foragido” nos Estados Unidos, o apresentador Neil Patrick Harris disse: “Edward Snowden não pôde estar aqui hoje por uma traição [fazendo um trocadilho com as palavras ‘reason’ e ‘treason’].”

Assista abaixo ao trailer de Citizenfour.

A 87ª edição de entrega dos prêmios Oscar neste domingo, 22, em cerimônia realizada no Dolby Theatre, em Hollywood, em Los Angeles, com apresentação de Neil Patrick Harris. Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância), Boyhood - Da Infância à Juventude, O Grande Hotel Budapeste, O Jogo da Imitação, Selma: Uma Luta Pela Igualdade, A Teoria de Tudo, Whiplash - Em Busca da Perfeição e Sniper Americano são os concorrentes da categoria de Melhor Filme.

Acompanhe a cobertura da Rolling Stone Brasil ao vivo, nas nossas redes sociais: Facebook.com/RollingStoneBrasil, @RollingStoneBr e Instagram.com/RollingStoneBrasil.