Oscar 2016: audiência da premiação é a mais baixa em oito anos

Falta de blockbusters indicados nas principais categorias é apontada como principal fator para a terceira cerimônia menos assistida da história

Redação Publicado em 01/03/2016, às 12h24 - Atualizado às 12h37

O apresentador Chris Rock durante a cerimônia do 88º Oscar, realizada em fevereiro de 2016 em Los Angeles
Chris Pizzello/AP

O aguardado monólogo de abertura de Chris Rock, uma performance de Lady Gaga e a quase certa primeira estatueta de Leonardo DiCaprio não foram suficientes para os números do Oscar 2016 na televisão, e a cerimônia teve a audiência mais baixa em oito anos.

Com apenas 34,3 milhões de telespectadores, o 88º prêmio da Academia foi o terceiro Oscar menos assistido da história, segundo o Deadline.

Ainda que não haja um fator claramente determinante para a baixa audiência, o Variety noticia que a falta de blockbusters na categoria Melhor Filme – apenas três dos dois oito longas indicados, Mad Max: Estrada da Fúria, O Regresso e Perdido em Marte, passaram a marca de US$ 100 milhões adquiridos nas bilheterias – foi provavelmente o maior fator responsável.

De acordo com o Deadline, o segundo Oscar menos assistido desde 2000 foi em 2004, quando O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei – o último filme da trilogia – ganhou como Melhor Filme.

Os filmes mais rentáveis de 2015 – Star Wars: O Despertar da Força, Vingadores: Era de Ultron, Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros – foram todos ignorados pela maioria das categorias importantes do Oscar.