Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2016: Que Horas Ela Volta? está fora da disputa pela estatueta

Filme brasileiro de Anna Muylaert não foi citado em pré-lista de indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira

Redação Publicado em 18/12/2015, às 10h59 - Atualizado às 11h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Regina Casé - Divulgação
Regina Casé - Divulgação

O filme Que Horas Ela Volta?, de Anna Muylaert, está fora da disputa pelo Oscar 2016. O concorrente brasileiro não foi selecionado na lista prévia com nove longas que disputam uma indicação ao prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira, divulgada na última quinta-feira, 17, pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

Oscar: os filmes brasileiros que concorreram à indicação nos últimos anos.

Com a eliminação do filme de Anna, o Brasil permanece sem ter um filme indicado ao Oscar em mais de 16 anos. O último longa nacional a conseguir tal façanha foi Central do Brasil, na premiação de 1999, na mesma categoria. Em 2015, o filme Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, foi o brasileiro a disputar a indicação à honraria.

Entre os filmes da lista de pré-indicados a Melhor Filme em Língua Estrangeira estão os favoritos Labirinto de Mentiras (Alemanha) e O Filho de Saul (Hungria). Além deles, podem ser indicados à premiação O Esgrimista, da Finlândia, Krigen, da Dinamarca, Le Tout Nouveau Testament, da Bélgica, El Abrazo de La Serpiente, da Colômbia, Cinco Graças, da França, Viva, da Irlanda, e Theeb, da Jordânia.

Edição 108 – Delicado, Que Horas Ela Volta? expõe realidade incômoda das relações de poder.

Celebrado pela crítica, Que Horas Ela Volta?, por sua vez, tem na bagagem prêmios dos festivais de Sundance e Berlim. O filme, que estreou em circuito comercial no último dia 27 de agosto, é dirigido por Anna Muylaert e tem como protagonista a atriz Regina Casé, que dá vida a Val, uma empregada doméstica.

Na trama, Val é uma nordestina que deixa a filha em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. O enredo do longa se inicia no momento em que Jéssica, filha da protagonista, vai para São Paulo prestar vestibular.