Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Yuh-Jung Youn, indicada por Minari [LISTA]

Atriz de 73 anos concorre na categoria Melhor Atriz coadjuvante

Redação Publicado em 03/04/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Yuh-Jung Youn (Foto: Reprodução)
Yuh-Jung Youn (Foto: Reprodução)

Youn Yuh-jung é uma atriz sul-coreana com mais de 5 décadas de uma grande carreira nos cinemas e na televisão. Em 2021, a estrela foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante pelo papel no icônico filme Minari(2020).

Com início da carreira no final dos anos 1960, a atriz teve uma ascensão impressionante na Coreia do Sul. Logo após o sucesso meteórico de Women of Fire(1971), passou alguns anos distante da indústria cinematográfica, e optou por papéis coadjuvantes por bastante tempo.

+++ LEIA TAMBÉM: Os maiores esnobados do Oscar 2021: Destacamento Blood, Bacurau, Uma Noite em Miami e mais [LISTA]

No início dos anos 2000, após uma longa pausa, teve um retorno espetacular como atriz de meia-idade e em papéis desta faixa-etária. Mundialmente, ganhou um maior reconhecimento em 2020 com o sucesso de Minari

Com mais de 70 títulos na carreira entre séries, programas de televisão e filmes, a atriz mostrou incríveis desempenhos e soma diversos prêmios internacionais. Pela primeira vez, em 2021, foi indicada ao Oscar

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 motivos para prestar atenção em Destacamento Blood, indicado a Melhor Trilha Sonora Original [LISTA]

Para quem não conhece Youn Yuh-jung, listamos 4 filmes ótimos para se aprofundar na interessante carreira dela. Os títulos apresentam boas reflexões, foram aclamados pela crítica e contam com um desempenho incrível da atriz. Veja a lista:


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


Woman of Fire (1971)

Em Woman of Fire, Yuh-Jung Young foi aclamada pelo protagonismo como Myeong-ja e chamou atenção da indústria cinematográfica sul-coreana. O filme, que ganhou diversos prêmios, acompanha a bagunça da vida de um casal quando uma 'femme fatale' passa a viver com eles.

+++LEIA MAIS: Indicação de Minari a Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro causa polêmica; entenda


Salut d'Amour (2015)

Com um ótimo retorno da crítica, Salut d'Amour é um filme de romance e drama dirigido por Kang Je Gyu. O longa é muito emocionante e conta com elenco impecável que transborda sentimentos nos desempenhos individuais e coletivos. A história narra os desafios de um casal de idosos na busca de viver o amor.

+++LEIA MAIS: Borat 2 bate recorde no Guinness por indicação ao Oscar 2021


A Dama de Baco (2016)

Com 100% de aprovação no Rotten Tomatoes, A Dama de Baco (2016) é protagonizado por Yuh-Jung Young e aborda a questão da prostituição de idosos na Coreia do Sul. O filme narra a vida de uma prostituta idosa que decide entrar em um negócio mais sombrio ao se envolver com a venda Baco (Bacchus - uma bebida energética).

+++LEIA MAIS: 5 filmes coreanos horripilantes para assistir - incluindo ‘Parasita’


Canola (2016)

Em uma belíssima reflexão sobre família, Canolaacompanha uma adolescente estudante do ensino Hiigh Hye-Ji (Kim Go-Eun) repleta de problemas e com um grande segredo. Após 12 anos, é dramaticamente reunida com a avó, Gye-Choon (Youn Yuh-Jung). 

+++LEIA MAIS: Os 10 filmes mais buscados pelos brasileiros no Google em 2020: De Pantera Negra a Parasita


+++ KANT | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL