Oscar 2021: 4 produções para conhecer a carreira de Paul Raci, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]

Raci concorre por O Som do Silêncio, filme sobre deficiência auditiva com 6 indicações na premiação

Mariana Pastorello (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/04/2021, às 08h56

None
Cena de O Som do Silêncio com Paul Raci (esquerda) e Riz Ahmed (direita) (Foto: Reprodução/Amazon Prime Video)

Diferente de outros indicados, Paul Racinão possui trabalhos de destaque anteriores ao Oscar. O Som do Silêncio(2019) é o primeiro longa de grande sucesso do ator. O filme traz o debate sobre surdez ao contar a história de um baterista que, ao longo dos anos, perde a audição e precisa lidar com os desafios da nova condição e a paixão pela música. 

O ator nasceu em Chicago, nos EUA, e começou a carreira artística com participações em bandas de rock nos anos 1970. Mais para frente, na década de 1980, estreou no cinema como parte do elenco do longa Um Tira de Aluguel (1987). Mesmo com poucos papéis, Raci fez algumas participações em programas de televisão como CSI, Baywatch e L.A Law, além de seriados e filmes.

Confira quatro produções para conhecer o trabalho do ator: 

+++ LEIA MAIS: Amazon Prime cancela Utopia após primeira temporada

Lutando Contra  Tommy Riley 

O filme de 2004 acompanha o drama de Tommy Riley (JP Davis), aspirante a lutador, e seu treinador, Marty Goldberg (Eddie Jones), enquanto trabalham para garantir uma chance pelo título. Quando Bob (Paul Raci), promotor de lutas, oferece um contrato para Tommy, a lealdade dele e Marty é colocada em jogo. Na época, o filme recebeu boas críticas, mas não teve muito destaque. 


Parks and Recreation

A série de comédia acompanha a vida de Leslie Knope (Amy Poehler) vice-diretora do Departamento de Parques e Recreação da cidade ficcional de Pawnee, no estado de Indiana, EUA. Com modelo de documentário ficcional, a série tem sete temporadas e Paul Raci aparece na 2ª, dando vida a Eugene. 

+++ LEIA MAIS: Conheça Riz Ahmed, indicado ao Globo de Ouro como Melhor Ator [LISTA]


No Ordinary Hero: The SuperDeafy Movie

Assim como o indicado ao Oscar, o filme leva a surdez para as telonas. Conta a história de um ator surdo quem interpreta um super-herói em um programa infantil, além de ajudar um menino deficiente auditico com problemas na escola. O longa também é dirigido e produzido por profissionais surdos. Paul Raci interpreta Rudy Gold.


Baskets 

A série de 2013 tem quatro temporadas e conta a história de Chip Baskets (Zach Galifianakis), quem quer ser um palhaço profissional. Depois de não conseguir se formar em uma prestigiosa escola de palhaços em Paris, arranja um emprego em um rodeio na cidade natal. Paul Raci faz algumas participações na série, interpretando um baterista. 

+++ LEIA MAIS: Elenco de Parks and Recreation: O que cada astro da série tem feito?


+++ KONAI: 'ESTAMOS EM PRESSÃO CONSTANTE PARA SER O QUE NÃO É NOSSO NATURAL' | ENTREVISTA

+++SAIBA MAIS: 7 curiosidades sobre Heath Ledger: nome, caracterização do Coringa, melhor amigo e mais [LISTA]

Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo. 

+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]

Nome

O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine. 


Primeiras experiências

Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu?

Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.


Inspiração

Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger apanhou de verdade em uma das cenas mais violentas de Batman: O Cavaleiro das Trevas


Xadrez

Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA). 


Gambito da Rainha

A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.


Jake Gyllenhaal

Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.


Coringa

O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'

Foi à farmácia, comprou maquiagem e aplicou-a sozinho. Depois, a equipe de maquiagem apenas replicava o visual criado por ele.