Oscar 2021: 5 curiosidades sobre Nomadland, indicado a Melhor Roteiro Adaptado [LISTA]

Sensível e repleto de significados, filme concorre em diversas categorias do Oscar 2021

Redação Publicado em 20/04/2021, às 19h59

None
Frances McDormand em Nomadland (Foto: Reprodução via IMDb)

Nomadland, filme dirigido por Chloé Zhao e estrelado por Frances McDormand, é um dos destaques do Oscar 2021 e o grande favorito na categoria de Melhor Filme, segundo os 'termômetros' da premiação.

Sensível e brilhante, a produção concorre em seis categorias do Oscar 2021. São elas: Melhor Filme, Melhor Direção por Chloé Zhao, Melhor Atriz por Frances McDormand, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Edição e Melhor Fotografia.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

Baseado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century, da jornalista Jessica Bruder, o longa-metragem acompanha a vida de uma viúva de meia-idade, que aderiu à vida nômade, a Fern (Frances McDormand) - uma personagem fictícia em um universo real.

Em um diálogo entre documentário e ficção, Nomadlandbusca refletir de maneira realista e sincera sobre a vida nômade. Para entrar no clima do Oscar 2021, listamos 5 curiosidades sobre este incrível filme: 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 motivos para assistir Quo Vadis, Aida?, indicado a Melhor Filme Estrangeiro [LISTA]

Elenco de pessoas reais

De acordo com informações do Buzzfeed, a maior parte do elenco de Nomadland é composta por pessoas reais, isto é, não-atores. Todos os personagens interpretaram versões de si mesmo no filme.

Na verdade, curiosamente, todos os personagens seguiram com os nomes da vida real - exceto a protagonista Frances McDormand e a mulher que interpreta a irmã de Fern no filme, a Dolly vivida por Melissa Smith.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme


O papel de Fern era um sonho pessoal de McDormand 

Quando era mais jovem, aos 45 anos, em uma entrevista à Variety, Frances McDormand disse que o sonho dela era mudar o nome para Fern e "pegar a estrada" em um trailer quando completasse 65 anos. Atualmente, a atriz tem 63 anos. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


Pequena equipe de produção

A equipe de produção do filme foi muito pequena, principalmente se comparada às grandes produções cinematográficas. Segundo o Buzzfeed, Nomadlandfoi filmado com uma equipe mínima de apenas 25 pessoas.

Provavelmente isso ocorreu pela facilidade para as viagens. Devido à temática do longa, a equipe precisou viajar ao longo de cinco meses e passou por mais de sete estados dos Estados Unidos durante as filmagens.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]


Personagens do livro estão presentes no filme

Nomadlandfoi inspirado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century. O filme apresenta personagens reais da obra literária também na produção cinematográfica. É o caso de Bob Wells, por exemplo.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]


Wall Drug é um local real

No filme, acompanhamos a personagem de McDormand trabalhando no Wall Drug. Curiosamente, o local é um lugar que realmente existe e, segundo o Buzzfeed, é uma das atrações turísticas mais populares da Dakota do Sul.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 7 curiosidades sobre Minari, indicado a Melhor Filme [LISTA]


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: Oscar 2021: 5 papéis para conhecer Olivia Colman, indicada como Melhor Atriz Coadjuvante 

Concorrendo ao Oscar como Melhor Atriz Coadjuvante por Meu Pai (2020), Olivia Colman nasceu em Norwich, Inglaterra, em 1974. O primeiro papel grande foi na sitcomPeep Show (2003) e, desde então, participou de produções famosas, como a série The Crown (2016) e o longa A Favorita (2018), pelo qual ganhou o Oscar como Melhor Atriz em 2019. 

Colman estudou na Universidade de Cambridge, onde participou do grupo de teatro  Footlights. Nas audições, conheceu os criadores do Peep Show e logo entrou para o meio artístico, participando de diversas séries de comédia. Além do Oscar, também ganhou três Globo de Ouro e quatro Bafta. Confira cinco papéis para conhecer a carreira de Olivia Colman:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Amanda Seyfried, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante por Mank [LISTA]


Broadchurch (2013)

A pequena cidade de Broadchurch se torna centro de uma investigação policial quando o corpo de um garoto de 11 anos é encontrado na praia. Agora, a policial Ellie Miller (Olivia Colman) e o detetive Alec Hardy (David Tennat) precisam trabalhar juntos para solucionar o caso. Colman foi indicada ao Emmy como Melhor Atriz pela série.


The Crown (2016)

The Crown acompanha a trajetória da Rainha ElizabethII desde os preparos para assumir o trono inglês até hoje. Colman interpreta a versão mais velha de Elizabeth, a partir da terceira temporada. A série tem uma ótima recepção da crítica e recebeu indicações ao Emmy e Globo de Ouro.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Maria Bakalova, indicada a Melhor Atriz Coadjuvante


Fleabag (2016)

Fleabag (Phoebe Waller-Bridge) é uma jovem britânica tentando lidar com os problemas do início da vida adulta, como relacionamentos, trabalho, família e vida sexual. Colman interpretou a madrasta de Fleabag. A série também foi escrita e criada por Waller-Bridge e recebeu 100% de aprovação da crítica especializada no Rotten Tomatoes.


A Favorita (2018)

Colman interpretou a Rainha Ana no longa ambientado na Inglaterra do século XVIII. Em A Favorita, Sarah Churchill(Rachel Weisz), a Duquesa de Marlborough, é conselheira e amante da Rainha, mas vê o posto ameaçado com a chegada da criada Abigail(Emma Stone), que conquistou a atenção da majestade.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Lakeith Stanfield, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]

O filme concorreu a nove Oscars, além de ser indicado ao Globo de Ouro, Bafta, SAG Awards e Festival Internacional de Cinema de Veneza.


Meu Pai (2020)

Anthony(Anthony Hopkins) é um senhor de 81 anos e mora sozinho em um apartamento em Londres. A filha Anne(Olivia Colman) tenta a todo custo ajudar o pai, contratando cuidadoras para supervisioná-lo, mas Anthony sempre dá um jeito de demiti-las. 

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça Meu Pai, filme com Anthony Hopkins indicado a Melhor Filme

Quando Anne decide se mudar para Paris com o novo namorado, o pai começa a mostrar ainda mais os sinais da velhice, não reconhecendo mais os familiares. O longa foi dirigido por Florian Zeller e possui cinco indicações ao Oscar2021.