Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: 5 filmes para conhecer a carreira de Gary Oldman, indicado a Melhor Ator [LISTA]

Ator que já interpretou comissário Gordon, Sirius Black, Drácula e Sid Vicious está concorrendo na categoria de Melhor Ator no Oscar 2021 com Mank

Itaici Brunetti Publicado em 19/04/2021, às 17h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gary Oldman em Mank (Foto: reprodução/vídeo)
Gary Oldman em Mank (Foto: reprodução/vídeo)

Concorrendo a Melhor Ator no Oscar 2021 pela atuação em MankGary Oldman pode levar sua segunda estatueta na categoria. Em 2017, ele venceu por interpretar o político Winston Churchill no filme O Destino de Uma Nação

Em Mank, do diretor David Fincher, Gary Oldman vive o roteirista alcoólatra Herman Mankiewicz, que disputa com o cineasta Orson Welles os créditos do icônico filme Cidadão Kane (1941), indicado a nove Oscars no ano seguinte e sendo premiado com Melhor Roteiro Original.  

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Conheça todos os indicados a Melhor Filme

Com quase quatro décadas de carreira e mais de 70 filmes no currículo, Gary Oldman, aos 63 anos, já interpretou importantes personagens da sétima arte: do comissário Gordon, da trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas, ao bruxo Sirius Black da franquia Harry Potter; de DráculadeBram Stoker ao baixista punk Sid Vicious, dos Sex Pistols. Entre muitos outros. 

Para conhecer melhor a carreira de Gary Oldman - caso você ainda não a conheça - listamos cinco filmes que marcam a brilhante trajetória do ator no concorrido mundo de Hollywood. Confira: 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021 anuncia eventos especiais com performances de indicados; confira

Sid & Nancy (1986)

Em Sid & Nancy, o jovem Gary Oldman interpreta Sid Vicious, icônico baixista da banda punk Sex Pistols e um dos músicos mais viciados em álcool e drogas que já se ouviu falar. O longa acompanha a relação conturbada do astro com a namorada Nancy Spungen (Chloe Webb), que culminou nas trágicas mortes dos dois; ela assassinada e ele de overdose.  

Oldman e Webb aproveitaram os personagens complexos e complicados para mergulhar em suas personalidades e entregar algumas das melhores performances das carreiras.


JFK (1991)

Em 1963, Lee Harvey Oswald assassinou a tiros o presidente John F. Kennedy, e coube a Gary Oldman a missão de interpretá-lo em JFK, do diretor Oliver Stone. Com Kevin Costner, Kevin Bacon,Tommy Lee Jones, Martin Sheen e Joe Pesci no elenco, o filme apresenta uma possível teoria para explicar o assassinato do ex-presidente dos Estados Unidos.


Drácula de Bram Stoker (1992)

Baseado na obra literária de Bram Stoker e dirigido magistralmente por Francis Ford Coppola, Drácula de Bram Stoker coloca foco em Gary Oldman interpretando o Príncipe das Trevas envolto de um elenco classudo e hypado na época, com Anthony Hopkins, Keanu Reeves e Winona Ryder

Além da atuação de destaque de Oldman, o brilho vai também para as maquiagens que transformam o ator em diversos Dráculas; da forma jovial e sedutora à mais sombria e antiga do personagem, até em corpos de morcegos e lobisomens. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021 terá Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix e mais como apresentadores; veja lista


Saga Harry Potter (2004-2011)  

No papel de Sirius Black,Oldman começou como um vilão em Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) e se tornou um dos padrinhos mais queridos do cinema, mostrando versatilidade em interpretar antagonistas e personagens amáveis; às vezes os dois em um homem só. 

Com o personagem, Oldman ainda atuou nos filmes Harry Potter e o Cálice de Fogo(2005), Harry Potter e A Ordem da Fenix (2007) e Harry Potter e As Relíquias da Morte - Parte 2 (2011). 


Trilogia Batman: O Cavaleiro das Trevas (2005-2012)

Na trilogia de Christopher Nolan, Gary Oldman interpreta Jim Gordon, comissário de polícia de Gotham City. O aliado de Batman talvez seja um dos mais confiáveis e honestos da carreira do ator. 

Gordon e o herói têm uma relação de respeito mútuo — afinal, conheceu Bruce Wayne logo após o assassinato dos pais do menino. Décadas mais tarde, os dois construíram uma amizade apesar das dúvidas de Gordon sobre o método de vigilante do Batman.


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL


+++SAIBA MAIS: 7 curiosidades sobre Heath Ledger: nome, caracterização do Coringa, melhor amigo e mais [LISTA]

Apesar de ter vivido apenas 28 anos, Heathcliff Ledger (mais conhecido por Heath) marcou o cinema com papéis como Patrick Verona em 10 Coisas que Eu Odeio em Você (1999) e Coringa em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)

Heath nasceu em Perth, Austrália, em 4 de abril de 1979. Neste domingo, completaria 42 anos. Confira sete curiosidades sobre o ator: da origem de nome a quem era o melhor amigo. 

+++LEIA MAIS: Além de Coringa: 4 papéis icônicos de Heath Ledger [LISTA]

Nome

O nome do ator, Heathcliff, foi inspirado em um personagem de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, livro preferido da mãe dele, Sally Ledger. Do mesmo romance, Sally tirou o nome de outra filha, Katherine.


Primeiras experiências

Heath estudou na Guildford Grammar School, escola só para meninos, onde teve a primeira experiência como ator. Aos 10 anos, participou de uma montagem da peça Peter Pan.

+++LEIA MAIS: Warner queria a origem do Coringa de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas; o que aconteceu?

Como ator profissional, um dos primeiros papéis da carreira foi em Home And Away (1988), espécie de novela teen a qual lançou várias estrelas australianas. Interpretou Scott por apenas 10 episódios e, apesar de ter feito muito sucesso, recusou propostas dos produtores para continuar.


Inspiração

Durante os anos de escola militar, Heath coreografou e dirigiu um grupo de 60 colegas para uma competição. Foi a primeira equipe masculina a disputar, e saíram vitoriosos. O ator comparou a apresentação ao estilo de Gene Kelly, de Cantando na Chuva (1952) e revelou como o dançarino era seu maior ídolo no cinema.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger apanhou de verdade em uma das cenas mais violentas de Batman: O Cavaleiro das Trevas


Xadrez

Heath era um adorador de xadrez e jogava desde pequeno. Aos 10 anos, ganhou o campeonato júnior da Austrália Ocidental. Quando adulto, continuou o hábito e jogava frequentemente no Washington Square Park em Nova York (EUA). 


Gambito da Rainha

A partir do amor pelo xadrez, em 2008, anunciou planos de iniciar filmagens da adaptação do livro O Gambito da Rainha (1983). Teria sido a estreia de Heath como diretor de cinema. 12 anos depois, o romance foi adaptado para uma produção da Netflix e foi a série mais assistida de 2020, segundo JustWatch.


Jake Gyllenhaal

Colegas de elenco em O Segredo de Brokeback Mountain (2005), Heath e Jake Gyllenhaal se tornaram grandes amigos. O ator é, inclusive, padrinho da única filha de Ledger, Matilda.


Coringa

O vilão de O Cavaleiro das Trevas (2008) foi o papel de maior reconhecimento de Heath. Com ele, ganhou o Oscar póstumo de Melhor Ator Coadjuvante em 2009. Nas filmagens, projetou sozinho a composição do personagem. Segundo Heath, se Coringa fosse real, faria a própria caracterização.

+++LEIA MAIS: Heath Ledger recusou o papel de Batman antes de ser eternizado como Coringa de Nolan: 'Nunca vou participar de um filme de super-herói'

Foi à farmácia, comprou maquiagem e aplicou-a sozinho. Depois, a equipe de maquiagem apenas replicava o visual criado por ele.