Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: 5 filmes para conhecer Frances McDormand, indicada como Melhor Atriz por Nomadland [LISTA]

Versátil, a artista foi aclamada por papéis comoventes e cômicos ao longo da carreira

Marina Sakai (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 18/04/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Frances McDormand (Foto: Jemal Countess/Getty Images)
Frances McDormand (Foto: Jemal Countess/Getty Images)

Frances McDormand não é um nome estranho ao Oscar. Coleciona duas estatuetas de Melhor Atriz, e foi indicada à terceira em 2021 por Nomadland (2020). Flexível e nada convencional, McDormand é ora comovente, ora cômica, mas quase sempre entrega uma performance de tirar o fôlego.

Nasceu no estado de Illinois, EUA, em 1957. É filha adotiva de Noreen e Vernon McDormand, casal religioso com um propósito missionário de cuidar de crianças. Aos 24 anos, recém formada do curso de teatro da Universidade de Yale, arranjou o primeiro papel. Foi a primeira parceria entre ela e os irmãos Coen. Casou-se com um deles, Joel Coen, e, mais de 30 anos depois, participou de seis filmes da dupla de diretores.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Na fronteira com documentário, Nomadland faz um retrato multifacetado da vida na estrada [REVIEW]

McDormand é conhecida por trazer complexidade incrível aos personagens. Separamos cinco filmes para entender a carreira da atriz:

Três Anúncios Para Um Crime (2017)

Mildred Hayes (Frances McDormand) enfrenta a pior dor para uma mãe: o estupro e assassinato da filha adolescente. Inconformada com a ineficiência da polícia na investigação, Mildred ergue três outdoors e causa controvérsias na comunidade.

+++LEIA MAIS: Todos os indicados a Melhor Filme do Oscar 2021, do pior ao melhor: de Nomadland a Os 7 de Chicago [LISTA]

A personagem é audaciosa e muitas vezes antipática. Porém, é difícil não sentir empatia pela dor dela. O longa recebeu sete indicações ao Oscar e venceu dois deles, incluindo a segunda vitória de McDormand como Melhor Atriz


Quase Famosos (2000)

Essa quase cinebiografia de Cameron Crowe, diretor do longa, conta a história do adolescente William Miller (Patrick Fugit), quem cobre a turnê de uma banda de rock para a Rolling Stone nos anos 1970.

+++LEIA MAIS: Onde assistir aos principais filmes do Oscar 2021: Mank, Nomadland e mais

McDormand interpretou a mãe de William, Elaine Miller. Superprotetora e amável, proíbe qualquer sinal de rock dentro de casa ou qualquer má influência. McDormand e Kate Hudson(Penny Lane) receberam indicações para Melhor Atriz Coadjuvante no ano de lançamento. Crowe também levou o Oscar de Melhor Roteiro Original.


Fargo (1996)

O gerente de uma revendedora de automóveis planeja o sequestro da própria esposa para sair de uma situação financeira ruim. O sogro ajuda a pagar o resgate, mas os bandidos contratados atiram em um policial e iniciam uma série de assassinatos.

+++LEIA MAIS: 3 motivos para assistir Festival Eurovision da Canção: A Saga de Sigrit e Lars, indicado ao Oscar 2021

Fargo é um clássico desde quando foi lançado. A comédia obscura foca em Marge Gunderson (McDormand), policial grávida envolvida quem lidera a investigação depois do sequestro falso mal executado. 

Foi a primeira parceria entre a atriz e os irmãos Coen, e rendeu um Oscar de Melhor Atriz, assim como Melhor Roteiro Original para os diretores.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021 terá Brad Pitt, Laura Dern, Renée Zellweger, Joaquin Phoenix e mais como apresentadores; veja lista


Queime Depois de Ler (2008)

Linda (McDormand) e Chad (Brad Pitt) são pessoas completamente comuns. Funcionários de uma academia, encontram um computador com informações confidenciais do governo. Naturalmente, tentam vendê-lo para ganhar dinheiro fácil e realizar o maior sonho de Linda: uma cirurgia plástica.

Um estilo de personagem diferente para McDormand, Linda é egoísta e desinformada, vive no mundo da Lua. Assim, dá a chance para a atriz exibir suas habilidades cômicas. Teve, inclusive, uma indicação ao Globo de Ouro como Melhor Atriz de Comédia.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 produções para conhecer Vanessa Kirby, indicada a Melhor Atriz por Pieces of a Woman [LISTA]

Outro filme dos irmãos Coen,Queime Depois de Ler conta também com George Clooney, Tilda Swinton e John Malkovich no elenco.


Nomadland (2020)

Fern (McDormand) é uma personagem fictícia em um mundo real. Depois da crise de 2008, muitas pessoas dos Estados Unidos viram suas cidades se transformarem em áreas abandonadas e largaram a maior parte das posses para viver uma vida de nômade.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: conheça a carreira de Andra Day, indicada a Melhor Atriz

O filme conta com nômades da vida real. A diretora Chloé Zhao e a própria McDormand realizaram muita pesquisa para representar essa comunidade honesta e sensivelmente. Esse retrato sóbrio e delicado é visível na performance da atriz, indicada a Melhor Atriz no Oscar2021.

Baseado no livro de não ficção Nomadland: Surviving America in the 21st Century (Nomadland: Sobrevivendo na América do Século XXI, em tradução livre), o longa tem outras cinco indicações ao Oscar, incluindo Melhor FilmeMelhor Direção.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 produções para conhecer a carreira de Paul Raci, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]


+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL