Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]

Com ensinamentos universais e excelente trilha sonora, o filme da Pixar concorre a três categorias na cerimônia

Camilla Millan Publicado em 20/04/2021, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena de Soul (Foto: Reprodução /Twitter)
Cena de Soul (Foto: Reprodução /Twitter)

Lançada em dezembro de 2020, Soul é uma das produções favoritas a levar o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2021. O lançamento da Pixar é uma combinação de importantes questões sobre o mundo espiritual e a música - tudo isso acompanhado por um bom toque de humor, grandes personagens e uma narrativa emocionante. 

Soul é dirigido por Pete Docter e Kemp Powers, e acompanha o professor de música Joe Gardney (Jamie Foxx) que tem grandes aspirações com o jazz, mas se frustra ao entrar em coma e quase morrer. 

+++LEIA MAIS: 5 detalhes e referências em Soul que você (provavelmente) não percebeu

Nesse momento, o professor vai parar no “Pré-Vida”. No local, a alma do personagem precisa ajudar outra jovem alma a encontrar o propósito na vida - e assim começa a instigante história do filme, que também oferece diversas mensagens universais.

Afinal, qual é o grande propósito da vida? Com essa complexa pergunta, Soul se apresenta como um filme para todos: dos mais novos aos mais velhos. Propondo a todos uma reflexão interna, a produção se apoia em elementos essenciais: da excelente trilha sonora aos toques precisos de humor.

+++LEIA MAIS: Soul retrata de maneira sensível as experiências da vida - e ensina que há beleza nas pequenas coisas [ENTREVISTA]

A produção da Pixar concorre a três categorias no Oscar 2021 (Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Filme de Animação e Melhor Som) e tem grandes chances de levar algum prêmio. A Rolling Stone Brasil listou 5 motivos para assistir Soul; confira:

Trilha Sonora

Por acompanhar o amante de jazz Joe Gardner, o filme conta com uma trilha sonora arrepiante que dialoga brilhantemente com a trama. A produção tem composições e arranjos do renomado pianista Jon Batiste, além de uma trilha instrumental original dos premiados Trent Reznor e Atticus Ross.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


Humor 

Soul aborda temas de seriedade sobre vida após a morte (assim como antes do nascimento), mas isso não impediu a Pixar de criar uma história divertida. O humor consegue trabalhar brilhantemente da trama, trazendo um tom amigável à narrativa. O personagem 'good vibes' Moonwind, dublado por Graham Norton, certamente é um dos pontos mais engraçados da trama.


Representatividade

A Pixar tem filmes muito conhecidos, como Toy Story, Monstros S.A., Os Incríveis e Ratatouille. No entanto, Joe Gardney, de Soul, foi o primeiro protagonista negro do famoso estúdio. Além disso, o filme tem co-direção do cineasta negro Kemp Power, que também colaborou no roteiro.

+++ LEIA MAIS: Jamie Foxx sobre ser primeiro protagonista negro da Pixar em Soul: ‘Ótima sensação’


Saúde mental e identificação

Além de tratar sobre o propósito, o filme retrata “almas perdidas” - pessoas desconectadas da vida que se perdem em meio a obsessões e ansiedade. O momento, assim como diversos outros, é uma importante mensagem sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, assim como não tornar a vida uma série de movimentos “automatizados”.

Em meio à pandemia, certamente muitos espectadores conseguem se identificar com uma rotina robótica e sem grandes objetivos ou projetos. Soul mostra, através de diversas camadas, que não podemos nos desconectar de nós - e que é preciso empatia para fazer os outros se acharem também.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]


Lição de vida

O que é sucesso? Qual é o nosso objetivo de vida? Soul destrinche a noção de “propósito” para dizer que o mais importante da vida é apreciar quem você é. O filme fala sobre valorizar o que você já tem e constrói gradualmente ao invés de sair em uma busca eterna (e frustrante) por algo que você nunca teve.

A produção possibilita diversas interpretações sobre a vida, os propósitos, espiritualidade e cotidiano. São várias camadas identificáveis e de ensinamentos para os espectadores se conectarem em muitos níveis. Esse é um dos motivos que tornam Soul um filme inesquecível.

+++LEIA MAIS: Globo de Ouro 2021: Nomadland, Borat 2, Soul e The Crown são os grandes vencedores; confira a lista completa


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL