Oscar 2021: Bacurau pode concorrer à estatueta de Melhor Filme

O longa brasileiro, considerado um dos melhores filmes da temporada nos EUA, tentará entrar na categoria principal da premiação

Redação Publicado em 09/10/2020, às 12h38

None
Bacurau (Foto: Reprodução)

Bacuraupode concorrer à categoria de Melhor Filme no Oscar 2021. O longa-metragem estreou nos Estados Unidos pouco antes da pandemia de Covid-19e se tornou elegível para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que exige a exibição do filme por pelo menos uma semana nos cinemas de Los Angeles durante o período de seleção. (Via O Globo)

Apesar da obra de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ter sido deixada de fora da categoria de Melhor Filme Internacional em 2020, a distribuidora norte-americana Kino Lorber quer ir além e inscrever Bacuraunas principais categorias da cerimônia de Hollywood.  

“Tomamos essa decisão [de inscrevê-lo no Oscar] quando Bacuraucomeçou a aparecer em muitas listas de melhores da temporada”, Wendy Lidell, diretora executiva da Kino Lorber.

+++ LEIA MAIS: Homem teria levado 11 'namoradas' para assistir Bacurau - e bomba no Twitter

Para Wendy, o longa brasileiro tem grandes chances de ser escolhido, considerando as novas regras da Academia e a recente vitória histórica do filme coreano Parasita, de Bong Joon-Ho

“Depois da vitória de Parasitae das crescentes reformas da Academia visando a uma internacionalização do prêmio, achamos bem provável que haja pelo menos um longa não americano indicado ao Oscar de Melhor filme. Pretendemos que essa vaga seja de Bacurau.”

Além disso, o atual cenário da indústria cinematográfica favorece a produção brasileira. Com menos lançamentos nos cinemas, Bacuraucontinua entre os favoritos da temporada, como foi apontado por The New York Times e The Guardian

+++ LEIA MAIS: Quais atrizes mais venceram o Oscar?

Wendy também destacou que o aumento dos protestos ao redor do mundo é outro fator que favorece Bacurau, afinal, o filme retrata uma comunidade do interior de Pernambuco que se une para enfrentar as ameaças do próprio estado e de forasteiros. 

“No momento em que governos ao redor do mundo estão tentando ao autoritarismo, a visão de uma comunidade diversa, mas unificada, levantando-se para se defender ecoa profundamente. Embora tenha sido feito e lançado antes dos atuais protestos de movimento Black Lives Matter, a visão de Kleber e Juliano certamente explodiu em todo o mundo.”


+++ TERNO REI: ‘ANTES DE LANÇAR, VOCÊ NUNCA SABE SE É BOM OU RUIM’ | ROLLING STONE