Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: conheça a carreira de Andra Day, indicada a Melhor Atriz

Protagonista de Estados Unidos vs Billie Holiday concorre ao prêmio pelo primeiro grande papel no cinema

Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 13/04/2021, às 13h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Andra Day. (Créditos: Kevork Djansezian / Getty Images)
Andra Day. (Créditos: Kevork Djansezian / Getty Images)

Aos 36 anos, Andra Day não precisou de uma longa carreira nos holofotes de Hollywood para ser indicada ao Oscar 2021como Melhor Atriz por Estados Unidos vs Billie Holiday(2021). Antes da obra, fez alguns filmes e lançou um disco.

Participou de Marshall - Igualdade e Justiça (2017), foi indicada ao Grammy na estreia da carreira musical e também fez a voz de Sweet Tea em Carros 3(2017). Conheça a trajetória de Andra Day:

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer Riz Ahmed, indicado a Melhor Ator


2015: lançamento do 1º disco

A estreia de Andra na música a consagrou no mundo musical. O disco Cheers to the Fall (2015), lançado pela Warner Records, recebeu indicações ao Grammy como Melhor Álbum de R&B e Melhor Performance de R&B por "Rise Up."

O álbum possui 13 faixas como "Rearview," "Rise Up" e "Forever Mine."

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 6 filmes para conhecer a carreira de Lakeith Stanfield, indicado a Melhor Ator Coadjuvante [LISTA]


2017: Carreira no cinema

Dois anos após estrear na indústria musical, a artista apareceu em um filme pela primeira vez em Marshall - Igualdade e Justiça (2017), estrelado por Chadwick Boseman. Em uma breve participação, canta em um bar.

Com o cantor Commom, criou a canção "Stand Up For Something" para a trilha sonora. A faixa significou a terceira nomeação do Grammy para a artista. 

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: Com elementos da cultura pop, Promising Young Woman mostra a realidade por trás do machismo estrutural [REVIEW]

Naquele mesmo ano, fez a voz de Sweet Tea em Carros 3


2021: Estados Unidos vs Billie Holiday 

Mesmo com o sucesso instantâneo, Andrea (Billie Holiday) chegou no auge da carreira com Estados Unidos vs Billie Holiday.  O primeiro grande papel da artista disputa na categoria de Melhor Atriz no Oscar 2021.

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 músicas para conhecer Laura Pausini, indicada por 'Lo Si'

Em entrevista a Jimmy Fallon, Andrea contou como, inicialmente, recusou o trabalho por não ter formação de atriz. Como é uma homenagem à cantora Billie Holiday, de quem é muito fã, aceitou interpretar o ícone do jazz.

Baseado em fatos e inspirado no livro Chasing the Scream, de Johann Hari, o filme de Lee Daniels conta como Holiday se tornou alvo do Departamento Federal de Narcóticos dos EUA. 

+++ LEIA MAIS: 6 filmes brasileiros que já foram indicados ao Oscar - de Central do Brasil a Cidade de Deus [LISTA]

+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL