Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Oscar 2021: 5 curiosidades de Uma Noite Em Miami, indicado à Melhor Roteiro Adaptado [LISTA]

Baseado em fatos, filme possui três indicações ao Oscar 2021 e marca estreia da atriz Regina King como diretora

Gabriela Piva (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 24/04/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Uma Noite Em Miami. (Foto: Divulgação)
Uma Noite Em Miami. (Foto: Divulgação)

O Oscar 2021 acontece no domingo, 25, e, entre os indicados, está Uma Noite Em Miami(2021). O filme marcou a estreia da atriz Regina Kingcomo diretora.

Indicado a três categorias da premiação, a obra conta do encontro entre Malcom X (Kingsley Ben-Adir), Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), Muhammad Ali (Eli Goree) e Jim Brown (Adis Hodge).

+++ LEIA MAIS: Os maiores esnobados do Oscar 2021: Destacamento Blood, Bacurau, Uma Noite em Miami e mais [LISTA]

Em um ano cheio de diversidade cinematográfica com nomeações como Bela Vingança (2021) ou Judas e O Messias Negro(2021), Uma Noite em Miami (2021) disputa Melhor Ator Coadjuvante, pela atuação de Leslie Odom Jr.; Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Canção Original. O filme é inspirado em uma história real.

Confira curiosidades da obra de Regina King:

+++ LEIA MAIS: Todos os indicados a Melhor Filme do Oscar 2021, do pior ao melhor: de Nomadland a Os 7 de Chicago [LISTA]


História baseada em fatos

O encontro de Malcom X (Kingsley Ben-Adir), Sam Cooke (Leslie Odom Jr.), Muhammad Ali (Eli Goree) e Jim Brown (Adis Hodge), de fato, aconteceu. 

Apesar de o filme não ser 100% verídico, muitas cenas de Uma Noite em Miami (2021) se aproximaram da realidade. Como, por exemplo, o sorvete de baunilha após a vitória do boxeador. A comemoração com o alimento aconteceu e foi descrita na biografia de Muhammad Ali. (As informações são da Veja).

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Judas e o Messias Negro é o primeiro filme produzido inteiramente por negros e indicado a Melhor Filme


Regina King

A atriz, conhecida por atuar em obrar como Miss Simpatia 2 (2005) e Se A Rua Beale Falasse (2018), marcou a sua estreia na direção com Uma Noite Em Miami (2021).

+++ LEIA MAIS: Quais são os Melhores Filmes do Oscar com maior representatividade feminina?

Além das três indicações ao Oscar 2021, disputou a categoria Melhor Direção no Globo de Ouro 2021. Para a revista Entertainment Weekly, contou sobre a primeira experiência por trás das câmeras:

"Apesar de gostar, você não precisa arrumar o cabelo ou se maquiar para dirigir um filme. A força do pensamento fica muito mais evidente [enquanto se é diretora] porque você precisa pensar em todos os personagens em frente e por trás das câmeras. É exaustivo em outro nível, mas eu amo trabalhar com isso."

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021 terá Harrison Ford, Joaquin Phoenix, Zendaya e mais como apresentadores


Foto de Muhammad Ali na piscina

A foto verdadeira de Muhammad Ali embaixo da água é um marco na carreira do atleta e do esporte. Ele aparece como se estivesse pronto para golpear um adversário dentro de uma piscina.

O filme faz a representação do ensaio fotográfico, mas, de acordo com a Veja, os fatos da narrativa não são 100% verídicos. O ensaio fotográfico aconteceu três anos antes dos eventos de Uma Noite Em Miami (2021).

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: O anseio pelo sentido do existir em O Som do Silêncio [REVIEW]


Sam Cooke, Bob Dylan e "A Change Is Gonna Come"

Um dos momentos mais icônicos de Uma Noite Em Miami (2021) é quando Sam Cooke fala da música "Blowing In The Wind," de Bob Dylan. Em uma conversa com Jim Brown, conta sobre o ódio pela canção por não ter escrito a faixa.

Mais tarde na trama, Sam Cooke canta "A Change Is Gonna Come," uma das canções mais marcantes da carreira do artista. De fato, inspirou-se na composição de Dylan. Porém, gravou a faixa em 1964, antes de Muhammad Ali (Eli Goree) vencer a luta. (Via Veja).

+++ LEIA MAIS: Oscar 2021: Por que prestar atenção na trilha sonora de Relatos do Mundo?


"Speak Now"

Indicada à Melhor Canção Original no Oscar 2021, "Speak Now" foi escrita por Leslie Odom Jr. (Sam Cooke) e Sam Ashworth. Em entrevista à Forbes, o ator contou sobre a escolha musical:

"A produção me perguntou se me interessava compor a trilha sonora dos créditos finais para o filme - a ideia me animou muito. Estava muito investido no papel e seria ótimo dar mais de mim," disse Leslie Odom. "Regina King queria ter escolhas. Tive de escrever mais de uma canção. Outros compositores também disputaram a vaga."

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 4 filmes para conhecer a carreira de Daniel Kaluuya, astro de Judas e o Messias Negro [LISTA]

No total, apresentaram quatro músicas para a diretora. O ator ainda disse à revista: "Ela gostou de 'Speak Now' quando ouviu pela primeira vez."

+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL