Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

‘Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições’, ameaça Bolsonaro

Jair Bolsonaro defende a mudança para o voto impresso - e caso não aconteça, ameaça não realizar eleições

Redação Publicado em 08/07/2021, às 15h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)
Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a fazer ameaças em relação às eleições de 2022. Em conversa com apoiadores nesta quinta, 8, o presidente afirmou que, se a corrida presidencial não for “limpa”, não haverá votação.

Conforme noticiou a Folha, Bolsonaro afirma, sem apresentar provas, que as urnas eletrônicas brasileiras possibilitam eleições fraudulentas. Por isso, o presidente defende a implementação do voto impresso auditável - única maneira para ele considerar “limpa” a votação.

+++LEIA MAIS: 'Se Congresso aprovar, vai ter voto impresso', diz Bolsonaro

Durante conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro ameaçou: "Eleições no ano que vem serão limpas. Ou fazemos eleições limpas no Brasil ou não temos eleições."

A declaração de Bolsonaro sobre as eleições foi filmada e publicada no canal bolsonarista de YouTube chamado Foco do Brasil. Confira o vídeo, também compartilhado pelo UOL nas redes sociais:

+++LEIA MAIS: Responsabilização de Bolsonaro está mais próxima, aponta CPI da Covid

Bolsonaro sobre fraude nas eleições

Apesar de questionar o sistema eleitoral, não há indícios de fraudes, e especialistas e autoridades consideram as urnas eletrônicas seguras e confiáveis. O sistema, inclusive, foi o responsável pela vitória de Bolsonaro nas eleições de 2018 - mas o presidente afirma que, se não fosse a fraude, teria vencido no primeiro turno.

Em entrevista à Rádio Guaíba na quarta, 7, Bolsonaro disse que as eleições de 2014 também foram fraudulentas, e o verdadeiro vencedor seria Aécio Neves (PSDB) contra Dilma Rousseff (PT): 

+++LEIA MAIS: Bolsonaro fala em fraude nas eleições de 2014: ‘O Aécio foi eleito’

"O nosso levantamento aqui, né, o nosso levantamento, feito por gente que entende do assunto, que esteve presente lá dentro, acompanhou toda a votação, ele garante que sim [Aécio foi eleito]. E o que eu vi, eu não sou técnico em informática, mas o que eu vi, está comprovado, no meu entender, a fraude em 2014. O Aécio foi eleito em 2014," afirmou.

O candidato a vide-presidente de Aécio Neves, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB), respondeu às acusações de Bolsonaro nesta quinta, 8, em conversa com a Folha. Segundo ele, a votação foi “limpa”: “Perdemos porque faltou voto,” afirmou.

+++LEIA MAIS: 'Quem derruba presidente não é o Congresso, é o povo nas ruas', diz Temer


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL