Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça as harmonias vocais em "Help!" e ame ainda mais os Beatles

A música é uma combinação entre a harmonização da integridade comercial e poética

Redação Publicado em 30/03/2020, às 18h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Beatles (Foto: AP)
Beatles (Foto: AP)

Os Beatles alcançaram uma fama imensurável, principalmente porque seguiam a ideia de querer se expressar como artistas e não necessariamente mirar em paradas ou tornar-se uma banda grandiosa comercialmente, isso seria consequência. O caso de “Help!”, contudo, foi o contrário - já que a música foi pensada para ser comercial, como relembrou a Far Out Magazine

+++LEIA MAIS: 3 músicas dos Beatles banidas das rádios por motivos totalmente ridículos

Ao incluir “Help!” entre as favoritas dos Beatles, em uma entrevista em 1970, John Lennon disse: "Porque eu quis dizer isso, é real. A letra é tão boa agora como era, não é diferente, você sabe. Faz-me sentir seguro saber que eu era tão sensível ou o que quer que fosse - bem, não sensível, mas consciente de mim mesmo. Isso é sem ácido, sem nada... Na verdade, maconha ou o que for. Era só eu cantando. Fizemos essa música muito rápido para ser comercial."

Mais tarde, Lennon contou em uma entrevista à Playboy: "A coisa toda dos Beatles estava além da compreensão. Eu estava subconscientemente clamando por ajuda.". Este é o ponto cujo reside a beleza da música, na harmonização da integridade comercial e poética. A necessidade de vender bem significava que o grupo precisava revisar as harmonias. 

+++LEIA MAIS: John Lennon deixou mensagem secreta para Ringo Starr na última gravação antes do assassinato

Não apenas existem harmonias bastante suntuosas entre Paul McCartneyGeorge Harrison, mas talvez mais pertinentemente, a justaposição entre as vozes deles e as de John Lennon - que, para eles, precisava soar como um encaixe perfeito - e, assim, aconteceu.

Help!” alcançou o topo das paradas por três semanas, mas durante este tempo, a maior parte do público desconhecia que a música número um no país era uma faixa pensada para estar em primeiro lugar. 

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

Ouça as harmonias vocais em "Help!":


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?