Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça Jimi Hendrix tocando “Power of Soul” com a Band of Gypsys em versão inédita

Gravação estará presente no disco ao vivo Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, a ser lançado em 30 de setembro

Rolling Stone EUA Publicado em 09/08/2016, às 20h04 - Atualizado às 20h14

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo
Jimi Hendrix em ação no Atlanta International Pop Festival - Reprodução/Vídeo

Ao fim de 1969, Jimi Hendrix já tinha deixado o Jimi Hendrix Experience, tocado em Woodstock e criado um novo – e de curta vida – grupo, chamado Band of Gypsys. A banda fez a apresentação de estreia no Fillmore East, em Nova York, durante uma noite de ano novo.

LEIA TAMBÉM

[Galeria] Melhores segundos discos de grandes nomes da música

[Lista] Os 100 maiores guitarristas de todos os tempos

[Arquivo] Relembre grandes momentos do festival Woodstock

Eles tocaram dois sets aquela noite e dois na noite seguinte, sendo que o show de 1º de janeiro serviu como base para o lançamento do famoso LP Band of Gypsys, de 1970. Mas a apresentação da noite anterior, na qual Hendrix tocou com Billy Cox (baixo) e Buddy Miles (bateria) em um palco pela primeira vez, vai ganhar um lançamento sob o nome Machine Gun: The Fillmore East First Show 12/31/69, em 30 de setembro.

Uma gravação da primeira faixa tocada naquela noite, “Power of Soul”, ganhou vida esta semana. A performance, que começa com um blues rosnado de Hendrix e se transforma com uma seção rítmica fluida e cheia de groove, é incendiária e mostra o potencial que o grupo tinha para shows. Eles, contudo, se separaram em menos de um mês.

O engenheiro de som e produtor Eddie Kramer, que trabalhou nas mais famosas gravações da vida de Hendrix, mixou Machine Gun a partir da fita máster original de oito canais para lançá-la em CD, vinil duplo e em edição digital.

Ouça “Power of Soul” abaixo.