Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça a primeira gravação de David Bowie como cantor aos 16 anos

Em 1963, o músico e os integrantes da banda Konrads gravaram uma demo em Londres

Redação Publicado em 27/05/2020, às 17h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Bowie (foto: Joe Schaber, AP)
David Bowie (foto: Joe Schaber, AP)

Após permanecer perdida durante anos, uma demo gravada por David Bowie aos 16 anos foi encontrada por David Hadfield, ex-baterista da primeira banda do Starman, a Konrads. As informações são da Far Out Magazine.

+++LEIA MAIS: Ícone do rock, David Bowie escrevia as próprias canções?

A demo foi gravada por Bowie e os Konrads em um pequeno estúdio em Londres, e apresenta a música do músico chamada “I never Dreamed”. Hadfield, ex-baterista do grupo, encontrou a fita em uma cesta do pão quando se mudava de casa. Em seguida, ele vendeu a gravação à Omega Auctions por cerca de 40 mil libras esterlinas (aproximadamente R$260 mil).

Segundo o ex-baterista, na época da gravação, Bowie não estava focado em se tornar vocalista: “David não tinha inclinação para se tornar um cantor neste momento, o coração e mente dele estavam focados em se tornar um saxofonista. Nosso agente, Eric Easton, que também agenciava os Rolling Stones, nos pediu para fazer uma demo para ele tentar nos conseguir uma audição na Decca”.

+++LEIA MAIS: David Bowie ganha disco póstumo com músicas gravadas em show no Rio de Janeiro

Hadfield explicou como aconteceu a escolha para a demo: "No início de 1963, reservei no pequeno estúdio de RG Jones em Morden. Em preparação para a demo, David e nosso guitarrista Alan Dodds escreveram 2 ou 3 músicas. Tínhamos decidido que faríamos alguns instrumentais de guitarra e uma música original. Escolhi ‘I Never Dreamed’, pois era o mais forte, os outros dois eram um pouco fracos”.

O ex-baterista dos Konrads continuou: “Também decidi que David era a melhor pessoa para cantar e dar a interpretação certa. Então essa se tornou a primeira gravação de David Jones (Bowie) cantando 55 anos atrás. Não há outra gravação da demo com David como líder”. 

“A Decca inicialmente nos recusou, mas quando eles finalmente nos deram uma audição no final daquele ano, o vocalista Roger Ferris era a voz principal e David cantou as harmonias”. finalizou Hadfield.

Confira algumas amostras da demo: 


+++ VITOR KLEY | A TAL CANÇÃO PRA LUA | SESSION ROLLING STONE