Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça a trilha sonora perdida do Pink Floyd para filme de Antonioni

Fracasso da produção cinemas impediu o lançamento das músicas em formato de álbum

Redação Publicado em 14/04/2020, às 12h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pink Floyd (Foto: Divulgação)
Pink Floyd (Foto: Divulgação)

Michelangelo Antonioni, cineasta italiano, apenas embarcou no mundo das produções norte-americanas uma vez, no filme Zabriskie Point (1970), sobre o movimento de contracultura nos Estados Unidos na época. Fracasso de público e crítica, a salvação do filme era a trilha sonora incrível do Pink Floyd. As informações são da Far Out Magazine.

Prestigiado na língua nativa, Antonioni não obteve sucesso ao tentar a transição para Hollywood. Com orçamento de US$ 7 milhões, o filme apenas conseguiu US$ 1 milhão de bilheteria, e acabou com a carreira do diretor nos Estados Unidos. A trilha sonora do filme, encomendada ao Pink Floyd por Antonioni, nunca foi lançada oficialmente, apesar da qualidade.

+++ LEIA MAIS: Por que o Pink Floyd ignorou a contribuição do Paul McCartney para o disco ‘Dark Side of the Moon’?

Antes de escolher Pink Floyd para a trilha sonora, Antonioni recebeu uma oferta do The Doors. A banda de Jim Morrison estava trabalhando no álbum L.A. Woman, lançado em1971,  e ofereceu a música “L’America” ao diretor. Antonioni recusou a oferta, e procurou Pink Floyd após ouvir o álbum Ummagumma (1969) com a namorada, Clare Peploe.

Pink Floyd aceitou o convite, mas apenas três músicas da banda entraram no filme. O resto da trilha sonora inclui músicas de John Fahey, The Youngbloods, Roy Orbison, The Grateful Dead, Patti Page e outros artistas.

+++ LEIA MAIS: Curta-metragem mostra a primeira ‘viagem de ácido’ do fundador do Pink Floyd

Com o péssimo desempenho de Zabriskie Point, não houve incentivo para o lançamento das gravações da trilha sonora original do Pink Floyd. As músicas foram incluídas esporadicamente em outros lançamentos.

Ouça as 12 faixas criadas para o filme de Antonioni na playlist abaixo.


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA