Ouça a última música cantada por Ian Curtis com o Joy Division, 40 anos atrás

Em maio de 1980, a banda fez o último show da carreira, 16 dias antes do vocalista cometer suicídio

Redação Publicado em 18/02/2020, às 11h11

None
Ian Curtis, vocalista do do Joy Division (Reprodução)

No dia 2 de maio de 1980, 40 anos atrás, o Joy Division fazia o último show da banda, na Universidade de Birmingham, 16 dias antes de Ian Curtis cometer suicídio aos 23 anos (horas antes do quarteto embarcar na primeira turnê dos EUA deles).

Mas o show não ficou marcado na história da banda apenas por isso. Foi nessa apresentação, também, que eles tocaram pela primeira vez a faixa até então conhecida como "New One" (como pode ser visto na tracklist abaixo).

+++LEIA MAIS: 40 anos de Unknown Pleasures: 9 fatos desconhecidos sobre o disco do Joy Division

Essa viria a se tornar a canção que criou a ponte entre o Joy Division e o New Order, conhecida hoje em dia como o clássico "Ceremony".

Ao longo do show, Curtis demonstrou uma fadiga atípica, já indicando o que estaria por vir dias depois. Durante a performance de "Decades", peto do fim da apresentação, o vocalista teve um colapso, e precisou ser atendido fora do palco, para voltar em seguida e tocar aquela que seria a última música que tocou em um palco: "Digital".

+++LEIA MAIS: 40 anos de Unknown Pleasures: a ciência por trás da capa do disco

Ouça abaixo a apresentação de "Digital" no último show do Joy Division, e veja também a setlist (que não inclui a faixa final) e o pôster do evento.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA