Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Ouça a versão original e banida de 'Hurricane', clássico do Bob Dylan

O artista foi forçado a regravar a música pela Columbia Records

Redação Publicado em 07/04/2020, às 13h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan (foto: Chris Pizzello/ AP)
Bob Dylan (foto: Chris Pizzello/ AP)

"Hurricane" foi uma das músicas mais controversas de Bob Dylan. Composta em 1976, a faixa baseava-se na vida de Rubin 'Hurricane' Carter, um boxeador com uma carreira promissora que foi preso e condenado por matar uma mulher e dois homens em um bar em 1966.

Segundo informações da revista Far Out, Dylan tornou-se cada vez mais interessado no ex-atleta depois de ler a autobiografia de 'Hurricane'. Ele decidiu visitá-lo na prisão e depois de conversar bastante, logo se viu convencido da inocência de Carter.

+++LEIA MAIS: As 15 músicas favoritas de Patti Smith são perfeitas para a quarentena; de Beatles a Bob Dylan [LISTA]

Bob Dylan, sempre um homem do povo, tem uma propensão a uma música de protesto e depois de decidir que o pugilista foi condenado injustamente, estava interessado em chamar a atenção para sua situação trágica e destacar a convicção como motivada pela raça. Ele decidiu escrever uma música para o boxeador ao lado de Jacques Levy, nove anos depois de ser preso. 

Muitos iriam ouvir a faixa pela primeira vez no álbum Desire de Dylan. Mas, na verdade, a visão inicial dele tinha sido um pouco diferente antes dos advogados da Columbia Records, que alteraram a letra.

+++LEIA MAIS: As 8 músicas indispensáveis para Brian Wilson, fundador dos Beach Boys

Enquanto muitas das alegações de Dylan de injustiça racialforam mantidas nos versos, os advogados estavam mais preocupados com a parte que implicava que Alfred Bello e Arthur Dexter Bradley (as duas principais testemunhas do caso original) teriam "roubado os corpos", ou seja, incriminado 'Hurricane'.

Com essa implicação, os advogados exigiram que Dylan consertasse a letra. Infelizmente para Dylan, as multitracks tinham muito vazamento e suprimir a letra era impossível. Ele decidiu regravar a música inteira.

+++LEIA MAIS: Bob Dylan lança 1ª música em 8 anos - e ela tem 17 minutos de duração; ouça

Quando Dylan optou por regravar a música, ele já estava em ensaios para sua icônica turnê, a Rolling Thunder Revue. Isso significava que os músicos da turnê estavam prontos e esperando. Dylan pediu que o violinista Rivera, o guitarrista Steven Soles, o baixista Rob Rothstein, o baterista Howie Wyeth e o percussionista Luther Rix entrassem no estúdio. Eles gravaram uma versão muito mais pacífica de "Hurricane".

Nessa versão, a faixa foi reduzida a oito minutos e foi dividida em duas tomadas diferentes. A gravação do álbum da música também contém um erro perceptível, pois Ronee Blakely, que está fornecendo vocais de harmonia, erra a letra: "Remember you saw (said) you saw the getaway car."

+++LEIA MAIS: Os 17 ídolos musicais de Bob Dylan: De Elvis Presley a Johnny Cash

Abaixo está a versão original de Dylan da faixa. É uma trilha de dez minutos em um ritmo muito mais lento, fornecendo pensamentos do astro sobre um assunto incrivelmente controverso.  A dicção é a melhor e a mensagem é mais clara. Isso sem considerar a falta de censura nesta versão original: 


+++ DISCOGRAFIA DO THE STROKES: OS ALTOS E BAIXOS DOS ARRUACEIROS DE NOVA YORK