Ozzy Osbourne ou Ronnie Dio? Tony Iommi compara vocais dos ex-líderes do Black Sabbath

O guitarrista da icônica banda de heavy metal refletiu sobre as idas e vindas dos principais vocalistas

Redação Publicado em 09/03/2020, às 16h20

None
Ozzy Osbourne (Foto: Amy Harris/AP)

Em uma entrevista ao canal da Gibson no YouTube, Tony Iommi refletiu sobre a trajetória do Black Sabbath e as principais diferenças entre os primeiros vocalistas da banda: o Príncipe das Trevas, Ozzy Osbourne, e Ronnie James Dio. O último, inclusive, substituiu Ozzy no final dos anos 1970. 

+++ LEIA MAIS: Como Ozzy Osbourne precisou comer 'montanhas' de droga para não ser preso em 1972 (depois dele mesmo chamar a polícia)

Durante a conversa,Iommi falou sobre os bastidores do disco Never Say Die!, de 1978, e pontuou que a produção foi prejudicada pelas idas e vindas de Osbourne na banda. 

"Ozzy saiu em 1977 e voltou um ano depois. Foi caótico. Tivemos outro vocalista enquanto isso (Dave Walker, do Fleetwood Mac), fizemos algumas músicas, mas embora ele cantasse bem, não parecia certo". 

Quando Ozzy retornou, "foi ótimo", conta. "Mas ele voltou dois dias antes das datas marcadas em estúdio para gravar - e não tínhamos músicas, pois não podíamos usar nenhuma das que fizemos antes. Ozzy precisava estar envolvido".

+++ LEIA MAIS: Jason Momoa interpreta o próprio Ozzy Osbourne em vídeo de Scary Little Green Man; assista

Depois da saída definitiva de Ozzy, Dio se juntou ao Black Sabbath e as diferenças foram claras. 

"Foi bom, as coisas funcionaram. Conseguimos compor coisas ligeiramente diferentes. Com Oz, muitas coisas eram baseadas nos riffs e gostávamos disso. Mas Ronnie não estava acostumado com isso. Ele cantava em cima de acordes ao contrário de riffs". 

O guitarrista também enfatizou que Dio tinha "uma voz fantástica". Segundo ele, era difícil acreditar que "aquele vozeirão saía daquele pequeno corpo".

+++ LEIA MAIS: 9 discos para entender o metal que completam 50 anos em 2020: Led Zeppelin, Black Sabbath e mais


+++ SESSION ROLLING STONE BRASIL: DELACRUZ - ANESTESIA