Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pai de Robert Downey Jr., cineasta Robert Downey Sr., morre aos 85 anos

Diretor Robert Downey Sr. foi responsável pela estreia do filho, Robert Downey Jr., nos cinemas

Vitória Campos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 07/07/2021, às 16h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Robert Downey Sr. (Foto:  Astrid Stawiarz / Getty Images)
Robert Downey Sr. (Foto: Astrid Stawiarz / Getty Images)

Robert Downey Sr., pai do astro Robert Downey Jr. e cineasta conhecido por Putney Swope (1969) e Pound (1970), morreu na noite de terça, 6 de julho, aos 85 anos. Complicações por Mal de Parkinson foram a causa da morte. 

O cineasta foi diagnosticado com a doença há cinco anos, e morreu enquanto dormia em sua casa em Nova York, EUA. A informação da morte foi confirmada pelo ator Downey Jr. em seu perfil no Instagram

+++ LEIA MAIS: O que Robert Downey Jr. falou para Tom Holland antes de Homem-Aranha?

"Na noite passada, meu pai faleceu pacificamente no sono, após anos sofrendo com as complicações do Parkinson... Ele era um cineasta verdadeiramente ousado, e se manteve notavelmente otimista durante a doença. De acordo com os cálculos da minha madrasta, eles ficaram casados por pelo menos 2000 anos. Rosemary Rogers-Downey, você é uma santa, e nossos pensamentos e orações estão com você,” escreveu o ator. 

Confira a publicação:

+++ LEIA MAIS: Os 5 momentos mais engraçados do Homem de Ferro no MCU [LISTA]

Nascido em 1936 em Nova York, Downey Sr. tem Putney Swope (1969) como o trabalho de maior sucesso, pois o filme foi elogiado pela sátira progressiva sobre a raça na América e a cultura corporativa. Assim, em 2016, a produção foi selecionada para o Registro Nacional de Filmes dos Estados Unidos pela Biblioteca do Congresso. 

Downey Jr. participou de vários filmes do pai, como a comédia Pound (1970), o qual foi a estreia do ator nas telonas quando tinha apenas 5 anos de idade. Além deles, o intérprete do Homem de Ferro fez parte do drama de faroeste Greaser's Palace (1972), Hugo Pool (1997) e mais longas dirigidos pelo pai.

+++ LEIA MAIS: Qual vilão Robert Downey Jr. interpretou e você provavelmente esqueceu?

Não bastando o sucesso como diretor, Downey Sr. também teve uma carreira como ator, tendo estrelado em filmes como Magnólia (1999), Boogie Nights: Prazer Sem Limites (1997) e Johnny Bom de Transa (1989), no qual atuou ao lado do filho. 

Downey Sr. deixa dois filhos, Allyson Downey e Robert Downey Jr., e a esposa, Rosemary Rogers.

+++ LEIA MAIS: Como o adeus de Tony Stark na Fase 4 do MCU poderia ser ainda mais doloroso?


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL