Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

'Pais e Filhos', do Legião Urbana, tem mensagem muito mais séria do que parece; conheça significado oculto

Muitas vezes, a canção é reproduzida para espalhar uma mensagem de amor entre pais e filhos

Redação Publicado em 27/11/2020, às 13h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Renato Russo (Foto: Divulgação)
Renato Russo (Foto: Divulgação)

Pais e Filhos” é um dos maiores sucessos do Legião Urbana. A canção foi lançada no final década de 1989 e, até hoje, é reproduzida para espalhar a mensagem de amor entre pais e filhos. 

Porém, este não o verdadeiro significado da música. Apesar da composição trazer frases bonitas, como “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã”, ela começa com uma história trágica. “Ela se jogou da janela do quinto andar / Nada é fácil de entender”, canta Renato Russo

Segundo informações da Revista Cifras, o vocalista deixou bem claro que a composição passa uma mensagem muito séria durante uma participação no Programa Livre, do SBT, em 1994.

+++ LEIA MAIS: Polícia encontra 30 músicas inéditas de Renato Russo

No Youtube, um usuário compartilhou o registro do momento e é possível ver a explicação do artista. Antes de começar a performance, Russodiz: “Escuta. Vocês sabem que essa música é sobre suicídio, né? Porque todo mundo pede música da Legião e fica um auê, entendeu? Essa música é muito, muito séria”.

Ele continuou: “Agora eu ‘tô' legal e tudo, mas eu estive muito mal na minha vida. Estive muito, muito mal. Eu gostaria de ter a idade de vocês e, de repente,  ‘tá’ legal, mas não. Eu quase que joguei fora metade da minha vida, com sucesso, com tudo, entendeu?”.

Russo ainda aproveitou para falar sobre a relação do público com o artista e disse que os espectadores precisam respeitar quando um músico prefere não tocar um hit de sucesso. “Às vezes, essas músicas refletem um momento da minha vida que eu não gosto de lembrar mais. Eu prefiro tocar uma outra coisa”. 

+++LEIA MAIS: Pesquisa revela as bandas de rock favoritas dos brasileiros para um date: Legião Urbana, Capital Inicial e mais

O músico completou: “Já que, aqui, o artista tem o espaço livre para falar, eu gostaria de lembrar todos vocês, que tão aqui numa boa, que, de repente, é importante o público respeitar o artista nesse sentido, entende? Da gente querer falar coisas novas e ir adiante”. 

Por fim, o músico deixar de terminar a última frase, se rende aos pedidos da plateia e a banda começa a tocar “Pais e Filhos”. 

Confira a participação do Legião Urbana no Programa Livre, apresentado por Serginho Groisman

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL