Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Palpatine era Darth Plagueis, o Sith capaz de enganar a morte em Star Wars? Entenda

A teoria dos fãs foi abordada na novelização de Star Wars: A Ascensão Skywalker

Redação Publicado em 25/03/2020, às 10h57

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imperador Palpatine em Star Wars: O Retorno de Jedi (Foto: Reprodução/ Lucasfilm)
Imperador Palpatine em Star Wars: O Retorno de Jedi (Foto: Reprodução/ Lucasfilm)

A novelização de Star Wars: A Ascensão Skywalker, escrita por Rae Carlson, derrubou uma das teorias mais populares sobre o Imperador Palpatine: de que, na verdade, o Lorde Sith era Darth Plagueis, o sábio, mestre do vilão.

Segundo o site ScreenRant, a teoria dos fãs se baseia em Star Wars: A Vingança dos Sith (2005), filme no qual Palpatine conta para Anakin sobre o mestre dele, como Plagueis descobriu uma maneira de enganar a morte. Trata-se do poder chamado de Transferência de Essência.

+++LEIA MAIS: Trailer honesto não perdoa os erros de Star Wars: A Ascensão Skywalker e é hilário [VÍDEO]

Essa habilidade consiste do Sith transferir consciência e poder para outro receptáculo caso o corpo morra. Pode ser uma possessão a outra pessoa, um objeto ou até mesmo um corpo artificial. Isso levantava a possibilidade de o próprio Plagueis ter feito isso com Palpatine.

Para os fãs, essa teoria encontrava força na fala de Palpatine no final de A Ascensão Skywalker: “Eu sou todos os Sith.” E se, de fato, ele fosse um Lorde Sith que sempre toma o corpo do aprendiz antes de ser traído e morto? 

+++LEIA MAIS: Ator de Star Wars revela ter sido apalpado por Carrie Fisher ao conhecê-la no set de O Despertar da Força

Entretanto, o livro de Carlson explica como o Imperador sobreviveu em O Retorno de Jedi(1983) e mostra qual foi o verdadeiro destino de Plagueis:

“Caindo... Por um poço maciço, a traição ainda aguda e ardente, uma figura acima, vestida de preto, com capacete e encolhendo rapidamente. Seu próprio aprendiz se voltou contra ele, do mesmo modo que ele se voltou contra Plagueis... Cujo segredo da imortalidade ele havia roubado.”

“Plagueis não havia agido rápido o suficiente em seu próprio momento da morte. Mas Sidious, sentindo a luz bruxuleante em seu aprendiz, estava pronto há anos. Assim, o imperador decadente e moribundo apelou a todo o poder sombrio da Força para empurrar sua consciência para muito longe, para um lugar secreto que ele estava preparando. Seu corpo estava morto, um vaso vazio, muito antes de encontrar o fundo do poço, e sua mente saltou para nova consciência em um novo corpo - doloroso, temporário.”

+++LEIA MAIS: 7 games incríveis de Star Wars que deveriam ser adaptados para o cinema o quanto antes

Além de confirmar que o vilão mostrado nas três sagas deStar Wars é de fato  Palpatine, a revelação do livro ainda acrescenta um toque de vilania maior na trama do vilão para virar Anakin Skywalker para o lado sombrio. 

O Sith seduziu Anakin com a possibilidade de salvar a amada Padme do perigo da morte, mas isso não seria possível para uma pessoa normal, pois apenas um usuário do lado sombrio da força seria capaz disso. Nunca houve chance de salvar Padme da morte.


+++ CORONAVÍRUS: DEVEMOS REALMENTE CANCELAR SHOWS E EVENTOS?