Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Heavy metal "começou com o Black Sabbath", segundo guitarrista do Anthrax

Scott Ian disse em programa de rádio que "Tommy Iommi escreveu todos os riffs que tinham que ser escritos"

redação Publicado em 04/01/2016, às 16h16 - Atualizado às 19h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Scott Ian, guitarrista do Anthrax - Reprodução/Facebook
Scott Ian, guitarrista do Anthrax - Reprodução/Facebook

Em entrevista ao programa Sway's Universe deste domingo, 3, o guitarrista do Anthrax, Scott Ian, afirmou que o Black Sabbath foi a banda que deu origem ao heavy metal. A entrevista faz parte da divulgação de For All Kings, novo álbum da banda norte-americana de thrash metal, que será lançado pela Nuclear Blast no próximo dia 26 de fevereiro.

Ouça o primeiro single do álbum Evil Twin.

"Você tinha esses caras que viveram em Birmingham, na Inglaterra, em uma cidade industrial realmente depressiva no pós-Segunda Guerra Mundial e simplesmente tinha sentido que a música que eles começaram a fazer era esse som sombrio e pesado. Os primeiros três ou quatro álbuns do Black Sabbath definiram o início do heavy metal. Tudo começou com o Black Sabbath", comentou. Para ele, "Tommy Iommi escreveu todos os riffs que tinham que ser escritos e tudo o que foi criado depois disso é derivado, de alguma forma."

Conheça músicos brasileiros que fizeram ou fazem parte de grupos estrangeiros, entre eles o Anthrax

Fundador do Anthrax junto ao baixista Dan Lilker, em 1981, Scott também comentou como o início do grunge na década de 1990 prejudicou a cena.

"O que aconteceu foi que algumas coisas da década de 1980 que ficaram realmente grandes na MTV – o que a gente costumava chamar de 'hair' metal, bandas como Poison, Ratt e Warrant, coisas que não tinham nada a ver com a gente... Mas aos olhos do grande público e da mídia, eles aglomeravam essas bandas junto ao Anthrax e o Metallica. E nós pensávamos: 'Não estamos na rádio. Não estamos vestidos como a minha tia. Não temos nada a ver com isso. Então, quando o grunge chegou e o Nirvana explodiu (e vieram bandas como Pearl Jam e Soundgarden, que estavam apenas vestindo suas camisas sujas, jeans e tênis), meio que estragou aquela cena toda, matou a cena de hair bands. Isso tornou tudo um pouco mais difícil para bandas como nós, mas fomos capazes de resistir. Abaixamos a cabeça, fomos trabalhar e, basicamente, continuamos a fazer o que estávamos fazendo."