Para Joni Mitchell, o que tornava o Led Zeppelin tão diferente das outras bandas?

A banda é uma das maiores de todos os tempos - e para a cantora, eles tinham um diferencial

Redação Publicado em 12/12/2020, às 17h00

None
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Led Zeppeliné e sempre será uma das maiores bandas de todos os tempos. E, para Joni Mitchell, o grupo tinha um diferencial em relação aos outros artistas da época. As informações são do Cheatsheet.

+++ LEIA MAIS: Jimmy Page achou que tinha algo de errado com Robert Plant quando eles se conheceram

Em um determinado momento, em meados dos anos 1970, Robert Plant teve a chance de conhecer Joni Mitchell, que era uma das artistas preferidas dele - enquanto Jimmy Page era tímido demais para se apresentar. 

Em uma entrevista à Rolling Stone de 1975, Page falou sobre a admiração pelo trabalho da cantora: "[Joni Mitchell] é a música que toco em casa o tempo todo. O principal com Joni é que ela é capaz de olhar para algo que aconteceu com ela, recuar e cristalizar toda a situação, depois escrever sobre isso. Ela traz lágrimas aos olhos, o que mais posso dizer?", afirmou.

+++LEIA MAIS: Como uma biografia não autorizada do Led Zeppelin difamou e propagou o legado da banda ao mesmo tempo?

Em resposta aos elogios, em uma entrevista à revista Interview, via jonimitchell.com, de 2005, Mitchell revelou que não estava acostumada com essas palavras de músicos - principalmente homes: "Outros artistas atravessavam a rua quando eu passava. Inicialmente, pensei que fosse devido ao elitismo, mas depois descobri que eles se sentiam intimidados por mim."

Mitchell revelou que os "homens brancos heterossexuais" pareciam hesitantes em elogiá-la. "Eles vinham até mim e diziam: 'Minha namorada realmente gosta da sua música', como se fossem o grupo demográfico errado. O Led Zeppelin foi muito corajoso e franco sobre gostar da minha música, mas outros não admitiam."


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ PÉRICLES: 'QUEREMOS FAZER O NOSSO SOM, MOSTRAR NOSSA VERDADE E LUTAR POR IGUALDADE' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL