Para Paul McCartney, Rolling Stones copiaram os Beatles; entenda

Os álbuns Sgt. Pepper e Satanic Majesties, de 1967, compartilham diversas semelhanças

Redação Publicado em 02/04/2020, às 09h13

None
Paul McCartney e Rolling Stones (Foto 1: Amy Harris/Invision/AP / Foto 2: Elise Amendola/AP)

The Beatles e Rolling Stones foram retratados na mídia como notórios rivais. Na opinião de Paul McCartney, a banda de Mick Jagger e Keith Richards copiou diversos elementos do Quarteto Fabuloso, como lembra o site CheatSheet.

Um dos primeiros singles do Rolling Stones, “I Wanna Be Your Man”, de 1963, foi escrito por McCartney e John Lennon. “Olhe na história. The Beatles vão para a América [do Norte], um ano mais tarde, eles vão também”, reclamou McCartney, em entrevista à Contact Music. “Nos tornamos psicodélicos, eles ficam psicodélicos. Nos vestimos de bruxos, eles se vestem de bruxos…”

+++ LEIA MAIS: Novo documentário dos Beatles contradiz memórias de George Harrison sobre ‘Let It Be’; entenda

O beatle cita semelhanças entre o álbum Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles, e Their Satanic Majesties Request (1967), dos Rolling Stones, lançado seis meses após o sucesso dos Beatles. Na capa do álbum, Jagger e companhia estão vestidos de bruxos, e o Quarteto Fabuloso havia usado roupas de bruxos no filme televisivo MagicalMysteryTour.

Muitas pessoas apontam semelhanças nas capas dos álbuns, como na paleta de cores e detalhes das imagens. O fotógrafo Michael Cooper, responsável pela capa dos dois trabalhos, foi procurado pelos Stones. “Bom, Sgt. Pepper foi um sucesso tremendo, claro que os Stones queriam pular nessa tendência e tirar vantagem disso. Eles procuraram Michael como um amigo e disseram, ‘Veja, você fez Sgt. Pepper. Queremos fazer alguma coisa parecida com Satanic Majesties’”, contou Adam Cooper, filho do fotógrafo.

+++ LEIA MAIS: 5 clássicos do rock ‘roubados’ de outros artistas: Beatles, Deep Purple e mais

Existem semelhanças musicais nos discos. Richards, guitarrista do Rolling Stones, parece reconhecer as coincidências ao comentar sobre Sgt. Pepper, dos Beatles. “Algumas pessoas pensam que é um álbum genial, mas eu acho que é uma mistura de lixo, assim como Satanic Majesties. ‘Ah, se você pode fazer um monte de m**da, nós também podemos’, contou à Esquire.


+++ TRAVIS SCOTT: O HYPE EM TORNO DELE REALMENTE FAZ SENTIDO?