Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Para produtor de Back to Black, doc mostra “genialidade” de Amy Winehouse

“Esqueço que nem todo mundo teve a oportunidade de ver este lado dela”, diz Mark Ronson

Rolling Stone EUA Publicado em 07/07/2015, às 15h31 - Atualizado às 17h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mark Ronson - Divulgação
Mark Ronson - Divulgação

O aclamado documentário de Amy Winehouse, Amy, ainda não estrou nos cinemas norte-americanos (não há previsão de exibição do longa no Brasil), e já vem recebendo boas críticas pela intensidade e abordagem, mas algumas das pessoas próximas à cantora fazem campanha contra Amy.

Galeria: as cinco maiores canções de Amy Winehouse.

Enquanto a família de Amy anunciou que se “dissociou” do documentário porque ele apresenta o pai da cantora de uma maneira negativa, um dos colaboradores mais próximos de Amy – e produtor de Back to Black – Mark Ronson, elogiou o filme, dizendo que ele captura a “genialidade” da artista.

“Obviamente, é difícil assistir ao filme porque ele revive memórias”, disse Ronson ao The Mirror. “Mas o que eu amo disso é que minha esposa nunca chegou a conhecer Amy, e eu sempre estou contando a ela histórias nossas no estúdio, e sobre as coisas espertas e espirituosas que Amy dizia.”

Além da música: o legado fashion de Amy Winehouse.

“Assistimos ao filme e ela disse: ‘Agora, eu entendi. Agora consigo ver a Amy da qual você fala’”, acrescentou o produtor. “Esqueço que nem todo mundo teve a oportunidade de ver este lado dela.”

Dirigido por Asif Kapadia, Amy é construído com vídeos caseiros e filmagens de arquivo que mostram Amy conforme ela se desenvolve de uma adolescente talentosa, passando a ser uma estrela relutante e, por fim, um fenômeno mundial. O espectador também acompanha os documentos e registros da espiral descendente dela.

Mais sobre Amy

Lançado em maio deste ano no festival de Cannes, o longa-metragem do diretor Asif Kapadia, de Senna, explora as relações amorosas da cantora inglesa, as disputas com a mídia e a música da artista, morta em 2011, aos 27 anos, por intoxicação alcoólica.

Trailer oficial de Amy mostra a ascensão musical da cantora.

Amy tem sido alvo de críticas da família dela. Os familiares chegaram a colaborar com o projeto de Kapadia e mais tarde o abandonaram, qualificando-o como “enganoso.”

Mitch Winehouse, pai da estrela, seria apontado no longa, que traz gravações e arquivos de imagem inéditos, como responsável pelo vício dela em álcool e drogas. Em resposta, a equipe responsável pelo registro afirmou que “as filmagens aconteceram com o pleno respaldo da família Winehouse.”

Família de Amy Winehouse diz que documentário sobre a cantora é "enganoso".

À parte o sucesso musical, Amy passou os últimos meses de vida tendo a produção artística ofuscada por problemas pessoais, batalhas com paparazzi, conflitos legais e notícias de abuso de substâncias tóxicas.

Amy morreu com apenas dois álbuns lançados, Frank e Back to Black. Em dezembro de 2011, o disco póstumo Lioness: Hidden Treasures chegou às lojas, com faixas esquecidas, versões alternativas, duetos e covers.