Paraty sedia evento de fotografia

Exposições e debates marcam o 4º Paraty em Foco, entre 10 e 14 de setembro, na cidade histórica

Da redação Publicado em 07/09/2008, às 14h00 - Atualizado em 08/09/2008, às 10h06

Foto do ensaio Dois Dias em Palestina, de Fabiana Figueiredo: mostra foi proibida na França por ter sido considerada uma "legitimação" do terrorismo
Divulgação/Fabiana Figueiredo

Entre os dias 10 e 14 de setembro, fotógrafos brasileiros e internacionais estarão reunidos em Paraty (RJ) para o Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco - PEF.

Debates e exposições, realizados em diversos pontos da cidade, são gratuitos, mediante retirada de senha com 30 minutos antecedência. Os workshops e os passeios de escuna para produção de fotografias são pagos.

Temas variados serão discutidos: fotojornalismo, recursos digitais, retratos e cores são alguns deles. Entre os profissionais estrangeiros que confirmaram presença estão o holandês Machiel Botman e o francês Pierre Devin. Cláudio Edinger, Evandro Teixeira e Fabiana Figueiredo estão na lista de brasileiros.

Edinger, fotógrafo há cerca de trinta anos e autor de mais de 12 livros sobre o tema, vai ministrar um workshop sobre projetos voltados ao mercado da arte, além de participar de uma entrevista aberta. Evandro Teixeira, do Jornal do Brasil, também participa de uma entrevista e um workshop, com o tema fotojornalismo. Fabiana Figueiredo, criadora do ensaio Dois Dias em Palestina (que chegou a ter exposição proibida na França por ser considerado uma legitimação do terrorismo), vai comandar uma oficina sobre projetos internacionais. A exposição O Poder e os Desgraçados da Terra, de sua autoria, também poderá ser vista pelos participantes.

No total, oito exposições de diferentes fotógrafos estarão espalhadas por Paraty.

Confira a programação completa no site oficial do evento.

4º Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco - PEF

10 a 14 de setembro

Informações: 11 5051-1055/5052-1206, http://www.paratyemfoco.com.br