Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney, Beach Boys e um salsão: como isso virou uma música?

"Vegetables", lançada em 1967, contou com a participação ilustre do ex-beatle - mas não da forma que você imagina

Redação Publicado em 23/03/2020, às 15h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em foto de 1964, Brian Wilson (ao piano) mostra uma nova composição para a banda. Junto a ele estão (da esq. para a dir.) Al Jardine, Mike Love, Dennis Wilson e Carl Wilson (Foto: Divulgação)
Em foto de 1964, Brian Wilson (ao piano) mostra uma nova composição para a banda. Junto a ele estão (da esq. para a dir.) Al Jardine, Mike Love, Dennis Wilson e Carl Wilson (Foto: Divulgação)

A relação de Paul McCartney com os Beach Boys não é surpresa para ninguém. Ao longo dos anos de Beatles, o músico sempre elogiou a produção musical do grupo de rock californiano e citou, em várias entrevistas, que "God Only Knows" presente no Pet Sounds, de 1966, é "a melhor música já escrita". 

Inclusive, o ex-beatle acrescenta que a faixa serviu como inspiração para a criação de "Here, There, and Everywhere", um clássico do Revolver, disco lançado no mesmo ano. Com isso, McCartney, no posto integrar uma das maiores banda de rock de todos os tempos, assim como os Beach Boys, sempre deixou claro a vontade colaborar com eles. 

+++ LEIA MAIS: Como seriam as músicas de heavy metal sem distorção na guitarra? Spoiler: bem sem graça; assista

A participação do ex-beatle, porém, seguiu um caminho inesperado. Conhecido mundialmente por ser multi-instrumentista, McCartney foi convidado para "tocar" um legume: aipo, também conhecido como salsão. 

A música em questão, é "Vegetables", uma composição bizarra centrada na obsessão de Brian Wilson por comida saudável. Na época, os Beach Boys já haviam pulado do doo-wop / pop para assumirem sons experimentais dentro do mainstream. O próprio Pet Sounds, por exemplo, apresenta sons de cães latindo. 

+++ LEIA MAIS: O sucesso dos Beach Boys se deve a Dick Dale, diz Bruce Johnston

Para a faixa, a proposta de Wilson era representar os diferentes elementos da terra, e durante a gravação da música, haviam uma infinidade de vegetais no estúdio. Segundo o The Unknown Paul McCartney, de Ian Peel, o músico participa da faixa comendo o legume e o barulho é destacado no som. 

+++ LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

Em uma entrevista, McCartney chegou a comentar sobre o momento: "Eu fui ao estúdio porque eles me convidaram. Eu apenas pensei que seria divertido sentar lá e assisti-los gravar, porque sou um grande fã. E então eu estava lá, e acho que foi Brian que veio e disse: 'Oh Paul, você se importaria de gravar alguma coisa?'". O músico diz que ficou intimidado com o convite, mas Wilson simplesmente pediu a ele para mastigar o salsão no estúdio para que eles pudessem gravar. 

+++ LEIA MAIS: Qual era a verdadeira relação entre os Beach Boys e o serial killer Charles Manson?

Ouça abaixo "Vegetables":

Ouça abaixo "Vegetables":


+++ GUNS N' ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA