Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney e John Lennon perfeitos juntos: ouça os vocais isolados de 'If I Fell’

A clássica balada dos Beatles revela uma entrega distinta e harmoniosa por parte da dupla britânica

Redação Publicado em 15/04/2020, às 12h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)
Paul McCartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Os vocais isolados de “If I Fell”, clássica balada dos Beatles, revela uma entrega harmoniosa de John Lennon e Paul McCartney.

A faixa, que foi apresentada originalmente em Hard Day's Night, de 1964, marcou uma fase comovente na carreira do FabFour. 'If I Fell' também atuaria como lado B do single “And I Love Her”, que conquistou o 12º lugar nas paradas da Billboard.

+++ LEIA MAIS: Cocaína e problemas técnicos: Como foi a última gravação de Paul McCartney e John Lennon?

Como grande parte do material dos Beatles, McCartney escreveu a música ao lado de Lennon, que falou no disco sobre a tentativa de criar uma balada- que muitos acreditam que tenha sido sobre seu relacionamento com Cynthia Powell.

“Esse foi o precursor de ‘In My Life’. Ele tem a mesma sequência de acordes de ‘In My Life’: ré e si menor e mi menor, esse tipo de coisa”, disse Lennon a DavidSheff. “E é semi-autobiográfico, mas não conscientemente. Mostra que eu escrevi baladas de amor sentimentais, canções de amor tolas.”

+++ LEIA MAIS: Por que Paul McCartney toca bateria em várias músicas dos Beatles?

Na biografia de McCartney escrita por BarryMiles em 1997, intitulada Many Years From Now, o ex-Beatle relembrou o processo de composição da faixa com muito carinho: “As pessoas tendem a esquecer que John escreveu algumas baladas muito legais. As pessoas pensam nele com um humor agressivo e abrasivo, mas ele realmente tinha um lado muito caloroso que ele não gostava de mostrar para não ser rejeitado. Nós escrevemos 'If I Fell' juntos, mas com ênfase a John, pois ele a cantou.”

A sessão da qual os vocais isolados derivam foi realizada em 27 de fevereiro de 1964. Ouça abaixo:


+++ SESSION RS: SCALENE TOCA ASSOMBRA