Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney encontra duas mulheres que inspiraram “Blackbird”, dos Beatles

Duas integrantes do grupo de negros militantes Little Rock Nine visitaram o cantor no backstage do show dele em Arkansas

Rolling Stone EUA Publicado em 02/05/2016, às 17h32 - Atualizado às 17h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney - Reprodução/Twitter
Paul McCartney - Reprodução/Twitter

Paul McCartney encontrou duas mulheres que o inspiraram a criar o clássico “Blackbird”, do White Album, dos Beatles, no backstage do show dele em Little Rock, Arkansas (nos Estados Unidos), na noite do último sábado, 30.

As mulheres, Thelma Mothershed Wair e Elizabeth Eckford, eram duas integrantes do Little Rock Nine, um grupo de nove estudantes negros que enfrentaram a discriminação e o duradouro impacto da segregação norte-americana quando se matricularam na escola exclusiva de brancos Little Rock Central, em 1957 (depois do famoso caso Brown v. Board of Education, em que a Suprema Corte norte-americana tornou inconstitucionais as escolas separadas por raça).

Depois da matrícula do Little Rock Nine, o então governador do Arkansas, Orval Faubus, protestou pela entrada dos negros na escola, gerando os eventos conhecidos como Little Rock Crisis. Foram estes fatos que inspiraram o jovem McCartney a escrever “Blackbird” para os Beatles.

LEIA TAMBÉM

Na atual turnê, McCartney tocou “A Hard Day's Night” pela primeira vez em 51 anos

Recentemente, McCartney tocou “Helter Skelter” com Krist Novoselic, do Nirvana

[Galeria] As 10 melhores trocas de instrumentos dos Beatles

“Incrível encontrar duas pessoas do Little Rock Nine – pioneiros do movimento pelos direitos civis e inspiração para ‘Blackbird’”, tuitou McCartney.

No show em Little Rock, o ex-Beatle apresentou “Blackbird” dizendo à plateia: “Nos anos 1960, havia muitos problemas acontecendo em relação aos direitos civis, particularmente em Little Rock. Podíamos perceber isso nos jornais da Inglaterra, então este é um lugar muito importante para nós porque, para mim, aqui é onde os direitos civis começaram.”

“Víamos o que estava acontecendo e simpatizávamos com as pessoas enfrentando essas questões, e isso me fez querer escrever uma canção sobre isso”, continuou Macca. “Se ela chegasse até as pessoas que estavam passando por esses problemas, ela poderia ajudá-los um pouco, e esta música é a próxima que vou tocar.”

Assista à performance especial de “Blackbird”, por McCartney, em Little Rock, abaixo.