Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney lembra da única música sua elogiada por John Lennon

Em entrevista, McCartney relembrou alguns momentos do grupo e sua relação com Lennon

Redação Publicado em 24/06/2019, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney (Tim Sharp / AP)
Paul McCartney (Tim Sharp / AP)

Paul McCartney, em uma recente entrevista para a CBNS News, falou sobre a trajetória dos Beatles e as temporadas de gravações no Abbey Road Studios. Durante a conversa, McCartney relembrou alguns momentos do grupo com fotos e vídeos antigos e da sua relação com John Lennon. 

+++ Paul McCartney e John Lennon gravaram um disco após fim dos Beatles; conheça A Toot and a Snorea

Paul McCartney e John Lennon, durante a caminhada com os Beatles, se tornaram parceiros de composição. Um no rock e nos eu-líricos, o outro como um polímata musical com um dom para melodias e experimentações. As primeiras notas em tons de flauta de "Strawberry Fields", obra-prima de John Lennon, foram ideia de McCartney.

Sharyn Alfonsi: Vocês eram competitivos, escrevendo um com o outro? Ou vocês se complementavam?

Paul McCartney: Eu e o John? Sim, fomos competitivos, sim. Não abertamente, mas entre nós, admitimos mais tarde. "Se Paul escreveu algo bom, é melhor eu ir." E eu faria a mesma coisa. Se eu tivesse escrito "Strawberry Fields", em vez dele, eu escreveria "Penny Lane". Você sabe, e ele está se lembrando de sua área em Liverpool, então eu vou lembrar da minha."

Sharyn Alfonsi: E quando isso aconteceu, vocês se elogiaram?

Paul McCartney: Uma vez

Sharyn Alfonsi: Uma vez? 

Paul McCartney: John me elogiou.

Sharyn Alfonsi: Em quantos anos?

Paul McCartney: Foi apenas uma vez durante todo esse tempo. Eu pensei que tinha sido em "Revolver" mas foi em "Here, There and Everywhere", uma das minhas músicas. E ele disse, quando finalmente terminei: "Isso é realmente uma boa música. Eu amei". E eu fiquei tipo 'ah, ele gosta disso'. Eu lembro disso até hoje. É patético, na verdade. 

Sharyn Alfonsi: E você já elogiou ele?

Paul McCartney: Sim, eu dizia que as coisas dele eram ótimas. Eu normalmente teria que estar um pouco bêbado. Ajuda. 

Você não precisa ser um fã de Beatles para entender a importância desse momento em Londres. Foi no Abbey Road Studios, em que Paul, John, George e Ringo, ao lado do produtor George Martin, começaram a massificar a cultura pop. Mas depois das tensas sessões do White Album, os Beatles, que tinham apenas 20 anos começaram a se desfazer. Ao mostrar uma foto do grupo reunido, Paul diz: 

+++ Por que Paul McCartney teve um colapso durante as gravações do White Album?

"Eu amo essa foto. É muito especial para mim. Porque depois que os Beatles terminaram, eu meio que fui acusado de ser aquele que os separou e que sempre tivemos relacionamentos terríveis. Então isso sempre me lembra de como estamos felizes juntos. Lembro de estar checando algumas letras. E é ótimo o modo como John está apenas sorrindo." 

+++ John Lennon achava que Paul McCartney era subestimado; entenda

"Nós estávamos no estúdio no andar de baixo colocando toques finais no álbum. E nós tínhamos outro título que nós não gostávamos. Então eu apenas disse: "Ei, por que nós não chamamos apenas Abbey Road? E o que nós poderíamos fazer, nós apenas saímos do lado de fora, atravessamos o cruzamento." Todos concordaram.

+++ De Emicida a Beyoncé: Drik Barbosa escolhe os melhores de todos os tempos