Paul McCartney revela mágoa com música de ataque de John Lennon, ‘How do You Sleep’: ‘Era ofensivo’

Em nova entrevista, o ex-Beatle relembra o período conturbado que acompanhou o fim da banda em 1970

Redação Publicado em 05/08/2020, às 10h09

None
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Em nova entrevista à GQ, Paul McCartney relembrou o período conturbado que acompanhou o fim dos Beatles, em 1970, quando John Lennon ficou bravo e compôs a música "How Do You Sleep?" como um ataque ao baixista. A notícia foi dada pelo portal Uol.

+++ LEIA MAIS: A música dos Beatles ‘sem sentido’ que irritava John Lennon; claro que tinha sido escrita por Paul McCartney

"Você ouve as histórias de vários ângulos, e, aparentemente, as pessoas que estavam na sala enquanto o John estava escrevendo", conta McCartney. "Então você vê a atmosfera de: 'Vamos atrás do Paul. Vamos atacá-lo em uma música...' E isso era muito ofensivo."

"Eu me lembro de ler uma entrevista com a Yoko [Ono], que, tudo bem, era uma enorme apoiadora de John, eu entendo. Mas, nessa entrevista, ela diz 'Paul não fez nada. Tudo o que ele fazia era alugar o estúdio'. E eu fiquei 'Quê? Não...' E aí o John fez uma música famosa, 'How Do You Sleep?', na qual ele fala 'Tudo o que você fez foi 'Yesterday'... E eu fiquei tipo 'Não, cara'."

Durante a conversa, o ex-Beatle ainda explica que o empresário Allen Klein foi o motivo pelo qual ele processou a própria banda naquele ano. "Acho que fui o cara que acabou com os Beatles e o bastardo que processou os companheiros. Era a única maneira de eu salvar os Beatles e a Apple [Corps]."

E continua: "Se eu não tivesse feito isso, tudo seria de Allen Klein."

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava 

Segundo McCartney, mesmo acreditando que havia feito a coisa certa, ele passou muito tempo lidando com a culpa: "Como você pode imaginar, isso foi horrível e me proporcionou momentos terríveis. Bebi demais. Foi uma loucura, mas eu sabia que era a única coisa a se fazer, porque não podia trabalhar tão duro por toda a minha vida e ver tudo desaparecer numa nuvem de fumaça."

 


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS