Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney revela mágoa com música de ataque de John Lennon, ‘How do You Sleep’: ‘Era ofensivo’

Em nova entrevista, o ex-Beatle relembra o período conturbado que acompanhou o fim da banda em 1970

Redação Publicado em 05/08/2020, às 10h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)
Paul Mccartney e John Lennon (Foto: Dalmas Sipa Press / AP Images)

Em nova entrevista à GQ, Paul McCartney relembrou o período conturbado que acompanhou o fim dos Beatles, em 1970, quando John Lennon ficou bravo e compôs a música "How Do You Sleep?" como um ataque ao baixista. A notícia foi dada pelo portal Uol.

+++ LEIA MAIS: A música dos Beatles ‘sem sentido’ que irritava John Lennon; claro que tinha sido escrita por Paul McCartney

"Você ouve as histórias de vários ângulos, e, aparentemente, as pessoas que estavam na sala enquanto o John estava escrevendo", conta McCartney. "Então você vê a atmosfera de: 'Vamos atrás do Paul. Vamos atacá-lo em uma música...' E isso era muito ofensivo."

"Eu me lembro de ler uma entrevista com a Yoko [Ono], que, tudo bem, era uma enorme apoiadora de John, eu entendo. Mas, nessa entrevista, ela diz 'Paul não fez nada. Tudo o que ele fazia era alugar o estúdio'. E eu fiquei 'Quê? Não...' E aí o John fez uma música famosa, 'How Do You Sleep?', na qual ele fala 'Tudo o que você fez foi 'Yesterday'... E eu fiquei tipo 'Não, cara'."

Durante a conversa, o ex-Beatle ainda explica que o empresário Allen Klein foi o motivo pelo qual ele processou a própria banda naquele ano. "Acho que fui o cara que acabou com os Beatles e o bastardo que processou os companheiros. Era a única maneira de eu salvar os Beatles e a Apple [Corps]."

E continua: "Se eu não tivesse feito isso, tudo seria de Allen Klein."

+++LEIA MAIS: As 5 músicas dos Beatles feitas por Paul McCartney que John Lennon mais gostava

Segundo McCartney, mesmo acreditando que havia feito a coisa certa, ele passou muito tempo lidando com a culpa: "Como você pode imaginar, isso foi horrível e me proporcionou momentos terríveis. Bebi demais. Foi uma loucura, mas eu sabia que era a única coisa a se fazer, porque não podia trabalhar tão duro por toda a minha vida e ver tudo desaparecer numa nuvem de fumaça."


+++RAP, FUNK E PAGODE NA ENTREVISTA COM OROCHI: 'SOU ESSA MISTURA LOUCA' 


+++ PLAYLIST COM CLÁSSICOS DO ROCK PARA QUEM AMA TRILHAS SOBRE DUAS RODAS