Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Guitarrista de Paul McCartney: “Tenho que respeitar o material original e refazer com perfeição os solos criados por George Harrison”

Rusty Anderson também tem uma prolífica carreira solo

Paulo Cavalcanti Publicado em 13/10/2017, às 16h12 - Atualizado às 17h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney - Dan Harr/Invision/AP
Paul McCartney - Dan Harr/Invision/AP

Paul McCartney está novamente no Brasil. Nesta sexta, 13, o ex-beatle subirá ao palco do Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, para a primeira performance da turnê brasileira. Como sempre, traz com ele um grupo de músicos competentes, que há anos o acompanham nos longos shows. Um dos principais integrantes do núcleo da banda de McCartney é o guitarrista Rusty Anderson, que conversou brevemente com a Rolling Stone Brasil sobre a experiência de tocar com o ex-beatle.

Fã dos Fab Four desde que era criança, claro que ele considera uma grande honra tocar com McCartney. “Na hora, eu preciso criar e dar o meu toque pessoal às canções”, ele conta sobre a dinâmica no palco. “Mas ao mesmo tempo, também tenho que respeitar o material original, e assim refazer com perfeição os solos criados originalmente por George Harrison e pelos guitarristas que Paul usou em toda a trajetória solo.”

O músico norte-americano relata que se diverte bastante durante os shows, já a turnê atual de McCartney traz inúmeras canções que ele gosta de tocar. “Ah, ‘Helter Skelter’ é mesmo umas das melhores, ela é bem pesada e tem muitas nuances”, exemplifica, acrescentando que a nova abertura das performances, com “A Hard Day’s Night”, tem sido fantástica. “É uma grande canção para se tocar ao vivo, dá para explora bastante.”

Além de tocar com Paul McCartney, Rusty Anderson é um requisitado músico de estúdio e tem uma interessante carreira solo, tendo lançado quatro álbuns. Anderson já tocou com Elton John, Neil Young, Slash, The Bangles, Courtney Love, Stevie Wonder, Stewart Copeland e muitos outros. “O hit ‘Livin la Vida Loca’, do Rick Martin’, bem, a guitarra é minha”, ele conta. A faixa "Points of Interest" deu notoriedade a Anderson depois que foi incluída, em 2014, na trilha sonora da série The Big Band Theory. “Tocar com Paul é um trabalho em tempo integral, mas ainda faço as minhas coisas, como meus discos solo e estes trabalhos de estúdio.” Mesmo com tantas atividades, em maio do ano passado Anderson lançou o disco RAA, o quarto da carreira solo.

Neste domingo, 15, Rusty Anderson e Paul McCartney estarão no Allianz Parque, em São Paulo. Na semana que vem, eles tocarão em Belo Horizonte (Estádio Mineirão, dia 17) e em Salvador (Estádio Fonte Nova, dia 20).