Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney não gostava das músicas de George antes de 'Abbey Road': 'Não eram tão boas'

A descoberta de gravação de 50 anos atrás revelou que o clima entre Paul e George não era tão bom assim

Redação Publicado em 12/09/2019, às 07h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)
Os Beatles (Apple Corps Ltd 2009)

O clima tenso entre Paul McCartney e George Harrison não é  exatamente novidade. Os dois Beatles  tinham  divergências, mas uma fita cassete recém-descoberta revelou que as desavenças entre os artistas na época da gravação de Abbey Road eram maiores. 

Mark Lewisohn, renomado historiador de rock, disponibilizou ao The Guardian uma gravação de 50 anos atrás. O áudio é de um encontro entre John Lennon, Paul McCartney e George Harrison em Londres. 

+++LEIA MAIS: Abbey Road ou Let It Be? Qual foi o último disco dos Beatles?

A fita só existe porque Lennon quis gravar a reunião para mostrar a Ringo Starr, baterista dos Beatles, que estava no hospital por queixas intestinais. Na gravação, os músicos revelam a vontade de gravar um outro álbum após Abbey Road.

Lennon sugeriu que os músicos levassem músicas para a próxima reunião do grupo. De acordo com a sugestão, todos levariam quatro composições, menos Ringo, que levaria duas. 

Em resposta à sugestão, McCartney falou o que achava das músicas de Harrison: "Eu achava, até esse álbum, que as músicas do George não eram tão boas." 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon não aceitou criar nova banda com George Harrison depois dos Beatles?

A opinião de Paul, no entanto, levou à resposta de Harrison: "Isso é uma questão de gosto. No final das contas, as pessoas gostaram das minhas músicas."

No início da fita, também há trechos de Lennon falando sobre as expectativas do próximo álbum e esperando lançar um single antes do Natal. O disco pós-Abbey Road, como se sabe, nunca saiu. 

Lewisohn, em conversa para o The Guardian, explicou como a gravação era uma revelação: "Os livros já nos contaram que eles sabiam que Abbey Road era o último álbum," disse o historiador. 

+++LEIA MAIS: Por que John Lennon odiava o som da própria voz nos discos dos Beatles?

"Mas não - eles estavam discutindo o próximo álbum. E você acha que John é o que queria acabar com a banda mas quando você escuta isso, ele não queria. Isso não re-escreve muito do que achávamos que sabíamos?"

Todas essas revelações fazem parte de Hornsey Road, um musical do historiador sobre a criação do Abbey Road e sobre a reta final dos Beatles. O álbum Abbey Road faz 50 anos no dia 26 de setembro.