Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paulo Coelho procura diretor para O Alquimista

Roteiro da adaptação deve ficar pronto até agosto; filme terá orçamento de US$ 60 milhões

Da redação Publicado em 22/05/2009, às 14h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O escritor Paulo Coelho está buscando um cineasta para rodar a adaptação cinematográfica da obra O Alquimista, informa o site da revista Variety. O brasileiro, que trabalha na versão audiovisual do livro ao lado do produtor Harvey Weinstein desde 2008, afirmou que as filmagens devem começar ainda em 2009 e o roteiro deve ficar pronto até o mês de agosto. O orçamento da produção deve girar em torno de US$ 60 milhões.

Weinstein chegou a mencionar, na edição 2008 do Festival de Cannes, que Laurence Fishburne (o Morpheus, da trilogia Matrix) seria o diretor atual. Porém, o ator (que atuou como diretor de um longa-metragem apenas uma vez) se juntou ao elenco da série policial CSI para substituir William Petersen no papel principal.

A confiança de Coelho na atuação do produtor ficou expressa durante o festival francês. "Se há uma pessoa no mundo que pudesse fazer de O Alquimista um filme seria Harvey Weinstein", declarou Coelho. "Nós tivemos uma longa conversa sobre como ele seria e como não seria. No final, o filme é dele. O livro é meu, mas o filme é dele."

O brasileiro passou por Cannes para promover o projeto The Experimental Witch - filme baseado no livro A Bruxa de Portobello. Nesse trabalho, o escritor convidou diretores de diversas partes do mundo para que submetessem as próprias interpretações do livro na página pessoal que o escritor mantém no MySpace. De seis mil concorrentes, 15 foram selecionados, como forma de seguir a ideia mantida na obra, em que a história da feiticeira Athena é descrita por 15 narradores diferentes. A produção final acabou sendo diminuída de cinco para menos de duas horas de duração.

"Eu adoraria ver o lançamento [de The Experimental Witch] em grandes plataformas como o YouTube, MySpace ou Facebook, depois que o filme tiver sua estreia oficial no Festival de Roma em outubro", afirmou Coelho. "Vou tentar um novo modelo econômico."

Adaptações

Além de A Bruxa de Portobello e O Alquimista, foi anunciada a adaptação de 11 Minutos, na primeira semana de maio para as telonas. Além da previsão para iniciar as gravações em junho, no Brasil e na Suíça, a produção já estaria com os atores Mickey Rourke (O Lutador), Alice Braga (Eu Sou A Lenda) e Vincent Cassel (Irreversível) definidos para o elenco.

Na história, a brasileira interpreta uma jovem carioca que busca por uma vida de famae fortunas. Ela resolve viajar à Genébra, onde se torna uma garota de programa de luxo, prestando serviços em um clube masculino de alto padrão. As relações sexuais prestadas pela moça acabam se padronizando com a duração de 11 minutos. Entre os clientes atendidos, Braga se envolve com Cassel, um músico que deve tirá-la da rotina sexual. Rourke será o "chefe" da atriz.

Dirigido por Hany Abu-Assad (Paradise Now), o filme virá sob o mesmo título da obra escrita e deve ser lançado em 2010.