Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Peanuts completa 60 anos

Conhecida no Brasil como Minduim, a tirinha de Charles M. Schulz, que deu vida aos personagens Charlie Brown e Snoopy, faz aniversário neste sábado, 2

Da redação Publicado em 01/10/2010, às 19h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Snoopy, o simpático beagle das tirinhas de Schulz - Reprodução
Snoopy, o simpático beagle das tirinhas de Schulz - Reprodução

Há exatamente 60 anos, a tirinha Peanuts, de Charles M. Schulz, foi divulgada pela primeira vez. Ela começou sendo publicada diariamente em sete jornais norte-americanos - mas os personagens Charlie Brown, Snoopy, Lucy e Cia. fizeram tanto sucesso que, posteriormente, a obra saiu em mais de 2.600 periódicos, em 72 países, sendo traduzida para 21 idiomas. No Brasil, ela ficou conhecida como Minduim.

Atualmente, tirinhas antigas do Peanuts continuam sendo publicadas em jornais do mundo todo, assim como diversos livros de coletânea dos quadrinhos. A última história inédita saiu em 13 de fevereiro de 2000, um dia depois da morte de seu autor, aos 77 anos. Ele havia anunciado sua aposentadoria meses antes por motivos de saúde.

Antes de morrer, Schulz requisitou que nenhuma outra tirinha com os personagens que inventou fosse desenhada e publicada, e seu desejo foi atendido. Mas, mesmo sem novas histórias, o público ainda tem contato com os personagens por meio de diversos tipos de produtos baseados na trupe: animações, cadernos, bichinhos de pelúcia, jogos e roupas são alguns deles.

Na Califórnia, a memória de Schulz e dos personagens que criou é preservada no Charles M. Schulz Museum, inaugurado em 2002.