Pearl Jam está "pelo menos na metade" do novo álbum

"Estamos empolgados", diz o baixista Jeff Ament

Simon Vozick-Levinson Publicado em 21/09/2011, às 09h56 - Atualizado às 10h51

Pearl Jam
Danny Clinch/Divulgação

O Pearl Jam tem celebrado seu aniversário de 20 anos o mês todo – com um festival de dois dias (leia aqui como foi), um documentário dirigido por Cameron Crowe e um livro de mesa de centro. Mas eles mal podem esperar para voltar a fazer música nova. A banda, recentemente, ofereceu o download gratuito de "Olé”, de rock mais pesado – e é só uma das muitas canções que eles gravaram ultimamente para um álbum que planejam, o décimo trabalho de estúdio do grupo.

“Estamos pelo menos na metade”, o baixista Jeff Ament disse à Rolling Stone EUA. “O primeiro punhado de músicas que temos é um começo muito, muito bom. Tem sido bem importante para nós que, em meio a isso tudo, tenhamos nos reunido e gravado um monte de músicas. Meio que nos deu um fôlego para pensar ‘ok, agora podemos voltar e nos preparar para o show, o livro, o filme e todas essas coisas’.”

Eles gravaram as novas faixas com o produtor Brendan O'Brien, em Los Angeles, no Henson Recording Studios – uma mudança de ambiente que Ament diz que os ajudou a trabalhar de forma eficiente. "Fizemos a maior parte dos nossos discos em Seattle, então, para mim, é ótimo sair de lá”, ele diz. “Todo mundo deixa todas as suas questões em casa e você vai para lá por 12 dias e isso é tudo que faz. É tipo, ir para o hotel, dormir, tomar café da manhã, voltar ao estúdio e repetir tudo de novo. Não fazemos mais nada. Levamos um tempão para saber como fazer isso direito e fazer com que levasse menos tempo do que costuma levar. Estamos empolgados.”

O Pearl Jam espera terminar as gravações do novo álbum no início do ano que vem. "Eles fizeram um monte de músicas em apenas umas duas semanas com Brendan e todo mundo ficou impressionado”, diz o empresário Kelly Curtis. "É difícil para eles ficar com isso parado, estão loucos para seguir em frente com tudo.”

Pearl Jam no Brasil

A banda está com apresentações marcadas, em novembro, em São Paulo (3 e 4 de novembro), Rio de Janeiro (6 de novembro), Curitiba (9/11) e Porto Alegre (11/11).