Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pelé vira herói de videogame

Astro apresenta seu game de futebol na E3

Por Pablo Miyazawa, de Los Angeles Publicado em 03/06/2009, às 17h05

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Confirmando a tendência de os videogames serem o porto seguro definitivo da cultura pop, a feira Electronic Entertainment Expo (E3), em Los Angeles, continua sendo o palco das aparições inusitadas. Horas após Paul McCartney, Ringo Starr - os Beatles remanescentes (saiba mais aqui) - e Steven Spielberg estrelarem a coletiva de imprensa da Microsoft, foi a vez de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, fazer uma participação especial no evento.

Pelé foi a estrela da coletiva de imprensa da produtora francesa Ubisoft, na última segunda-feira, 1: o ícone do futebol é o protagonista do game Academy of Champions Football, exclusivo para o console Wii, da Nintendo. Vestido de branco, sorridente como de costume e ovacionado pela plateia de jornalistas estrangeiros, Pelé discursou - em português e sem se importar com a tradução simultânea - sobre a importância do futebol em sua vida e como o game ("joguinho", nas suas palavras) pode atrair o público mais jovem ao esporte "com positividade, entende?".

De acordo com a produtora do jogo, Pelé foi escolhido como o garoto-propaganda por ser "um ídolo reconhecido no mundo todo, tanto por adultos como por crianças, até mesmo nos Estados Unidos", conforme definiu o finlandês Thomas Piriner, o designer do game. "Quando pensamos em criar um jogo de futebol para crianças, logo pensamos em convidá-lo para participar, mas achávamos que era impossível. Ligamos para ele, e ele topou na hora", diz.

Academy of Champions Football é um game de futebol destinado a crianças e com pouco foco no realismo - não há regras, faltas ou táticas -, que utiliza diversos dos aspectos únicos do Wii, como o joystick sensível a movimentos. Pelé faz o papel do administrador da academia de futebol para jovens atletas, além de também ser um dos personagens jogáveis. Os gráficos são exageradamente estilizados - a versão virtual de Pelé, inspirada no visual do jogador nos anos 60 - parece saída de um desenho animado moderno.

A Ubisoft, por sua vez, alega que os pontos fortes do jogo, com lançamento previsto para setembro, são os minigames e o enredo que permeia as partidas. Vale lembrar que não é a primeira aparição do Rei em um jogo de videogame: ele foi o protagonista de Pele's Soccer, jogo para o console Atari lançado no início dos anos 80.