Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Percussionista Naná Vasconcelos morre no Recife aos 71 anos

Vítima de câncer, músico ganhou oito prêmios Grammy foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo

Redação Publicado em 09/03/2016, às 11h35 - Atualizado às 11h44

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Naná Vasconcelos - Site oficial / Beto Figueroa
Naná Vasconcelos - Site oficial / Beto Figueroa

O percussionista Naná Vasconcelos morreu na manhã desta quarta-feira, 9, aos 71 anos de idade. O consagrado músico pernambucano estava internado no Hospital Unimed III, tratando de complicações de um câncer de pulmão, e sofreu uma parada respiratória, segundo o site da Folha de S. Paulo.

De acordo com o Diário de Pernambuco, Vasconcelos estava internado desde a semana passada – quando supostamente passou mal durante um show em Salvador, na Bahia – e seu quadro piorou nos últimos dias. Ele foi diagnosticado com o câncer em 2015 e passou por tratamentos com sessões de quimioterapia.

O músico nasceu Juvenal de Holanda Vasconcelos, no Recife, em 1944. Ele ganhou o apelido da mãe, Petronila, na época em que morava em Olinda, como uma maneira de encurtar “Juvenár”. Vasconcelos aprendeu a tocar sozinho e desde os 12 anos já se apresentava profissionalmente em clubes e bares. Ele nunca fez aulas de música e nem entrou na faculdade.

O percussionista começou a gravar quando se mudou para o Rio de Janeiro e trabalhou com Milton Nascimento em dois discos nos anos 1960. Ele ainda chegou a se apresentar com o Quarteto Livre – acompanhando Geraldo Vandré na performance de “Pra Não Dizer que Não Falei de Flores” no III Festival Internacional da Canção – e tocou com Gilberto Gil e Gal Costa antes de excursionar pelo hemisfério norte com o saxofonista argentino Gato Barbieri.

Em 1971 e 1972, ele gravou os dois primeiros discos da carreira, Africadeus (em Paris) e Amazonas. Com o multi-instrumentista Egberto Gismonti, ele teve uma das mais emblemáticas parcerias da carreira, gravando três álbuns – Danças das Cabeças, Sol do Meio-Dia e Duas Vozes – em oito anos.

Ele integrou o grupo Codona – com Don Cherry e Colin Walcott – em Nova York, gravando com Talking Heads e B.B. King, entre outros, na década de 1970. Ele também tocou com nomes como Pat Metheny, Paul Simon, Miles Davis, Art Blakey e Tony Williams, além de se apresentar no festival de jazz de Montreaux, na Suíça.

No Brasil, ele participou de gravações de Mundo Livre S/A e Caetano Veloso e até produziu o disco de estreia de Cordel do Fogo Encantado (autointitulado, de 2001). No cinema, Vasconcelos tocou nas trilhas de Procura-se Susan Desesperadamente (1985), dirigido por Susan Seidelman e estrelado por Madonna e Rosanna Arquette, e Down by Law (1986) (no Brasil, Daunbailó), de Jim Jarmusch.

Recentemente, ele contribuiu com a trilha sonora do filme O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, que foi indicado ao último Oscar na categoria Melhor Animação. Também participaram da trilha Barbatuques e GEM (Grupo Experimental de Música), além do rapper Emicida.

Ícone da percussão e do berimbau no mundo, Vasconcelos venceu oito prêmios Grammy e foi eleito oito vezes o melhor percussionista do mundo pela revista norte-americana especializada em jazz Down Beat.

No Recife, ele comandou pelos últimos 15 anos um time de 400 batuqueiros de maracatu na abertura do carnaval da cidade.

De acordo com o Diário de Pernambuco, Vasconcelos disse – em entrevista ao Viver –, em dezembro do ano passado: “Minha maneira de pensar a percussão vai continuar viva depois de mim.”

Naná Vasconcelos deixa duas filhas, Jasmim Azul e Luz Morena.