Pesquisadores identificam nova variante da Covid-19 no interior de São Paulo

Os cientistas ainda não sabem se a variante, batizada de P.4, é mais perigosa do que as outras mutações do coronavírus encontradas no Brasil

Redação Publicado em 26/05/2021, às 10h35

None
Coronavírus (Foto: CC0/TMaxImumge)

A Sociedade Brasileira de Virologia (SBV) identificou uma nova variante da Covid-19 no Brasil. O anúncio foi realizado na terça, 25, e explica que a linhagem foi batizada de P.4 e foi encontrada no interior do estado de São Paulo. As informações são da Folha.

A variante foi detectada inicialmente em Itirapina, interior de São Paulo, mas está circulando em outras cidades do estado, como Mococa e Porto Ferreira. Segundo comunicado da SBV, “O sistema pango de linhagens dos Sars-CoV-2 nomeou uma nova linhagem brasileira como P.4.”

+++LEIA MAIS: Cientistas preveem terceira onda de Covid-19 e 751 mil mortos até agosto no Brasil

Segundo a Folha, o sistema pango é um banco de dados onde são armazenadas linhagens do vírus até a identificação. As variantes são o resultado de mutações do vírus - o surto de Manaus no início de 2021, por exemplo, foi causado por uma dessas novas formas da Covid-19. Cepa, contudo, tem outro significado: é uma única amostra isolada em laboratório.

Devido à alta circulação de pessoas e demora na vacinação no Brasil, o vírus tem tendência a se modificar, tornando-se mais transmissível ou até mais letal. Luiz Nicanor Bettiol Júnior, diretor municipal de saúde de Mococa, disse à Folha que ainda não se sabe se a P.4 é mais perigosa que as outras variantes no Brasil: "O que pode se dizer é que foi observada uma característica genética diferente."

+++LEIA MAIS: Bolsonaro sobre vacina contra Covid-19: ‘O tempo todo o pessoal enchendo’

Além da P.4, há outras cinco variantes identificadas no Brasil: B.1.1.7, do Reino Unido; a B.1.351 encontrada na África do Sul; a mais recente B.1.617, identificada na Índia; e as duas linhagens brasileiras P.1, de Manaus, e P.2, menos conhecida.


+++ MV BILL | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL