Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pessoas estão ouvindo mais músicas antigas do que novas, diz estudo

Estudo analisou o consumo de lançamentos dos últimos 18 meses

Redação Publicado em 21/07/2022, às 15h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
(Foto: Pexels)
(Foto: Pexels)

As pessoas estão consumindo mais músicas antigas do que novas, é o que diz um estudo realizado pela Luminate, monitor de mercado antes conhecido como MRC Data/Nielsen Music, e divulgado pela Music Business Worldwide (via Stereogum).

O relatório analisou uma métrica chamada consumo total de álbuns, que leva em consideração streams, downloads e vendas de música digital e física.

+++LEIA MAIS: Telefone Preto foi baseado em fatos reais? Tudo o que você precisa saber antes de assistir

Segundo o novo relatório semestral, o consumo de músicas novas dos últimos 18 meses caiu em 1,4%, o que equivale cerca de dois milhões, parece pouco, mas quando comparamos com o consumo total sem considerar lançamentos, subiu 9,3 %. 

Em 2022, lançamentos representam 27,6% do total de consumo, enquanto as canções antigas meses representam 72,4%. Mesmo com novos lançamentos de grandes estrelas como Drake,The Weeknd e Kendrick Lamar, os novos discos simplesmente não estão causando o mesmo tipo de impacto cultural.

+++LEIA MAIS: Vídeo de Roger Waters brindando a Lula ressurge na web; relembre

Por um lado, o estudo frisa que muitas das músicas antigas que estão indo bem não são tão antigas assim; mais de um terço desse consumo de catálogo é de música lançada entre 2017 e 2019.


As músicas dos anos 80 são hit

Guns N' Roses alcançou os 2° 3 ° lugares na parada Hot Hard Rock da Billboard com “Sweet Child O' Mine” e “Welcome to the Jungle” respectivamente, nesta quinta-feira 21. O fenômeno vem após as músicas serem utilizadas no filme Thor: Amor e Trovão(2022) que estrou nos cinemas dia 8 de julho.  "Sweet Child of Mine" esteve na parada em setembro de 1988 por duas semanas seguidas.

Guns N' Roses faz parte de um movimento de canções dos anos 80 chegando as paradas músicas em 2022, como “Master of Puppets” do Metallica, que reina pela segunda semana a lista de Hot Rock Songs, após ser usada em Stranger Things(2016) da Netflix e "Running Up That Hill" de Kate Bush que liderou por semanas a Billboard Hot 100.

+++LEIA MAIS: Eddie Vedder cancela show do Pearl Jam devido a problemas vocais causado por calor extremo na Europa