Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pete Shelley, vocalista do Buzzcocks, morre aos 63 anos

Ícone e pioneiro do punk, o músico morreu de ataque cardíaco

Redação Publicado em 07/12/2018, às 10h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pete Shelley (Foto:Divulgação/Otavio Sousa)
Pete Shelley (Foto:Divulgação/Otavio Sousa)

Pete Shelley, vocalista e guitarrista da lendária banda britânica de punk Buzzcocks, morreu de ataque cardíaco na última quinta, 6, aos 63 anos.

Um representante do músico divulgou um comunicado na tarde do dia 6: “É com enorme tristeza que confirmamos a morte de Pete Shelley, um dos compositores mais prolíficos do Reino Unido e cofundador da influente banda de punk Buzzcocks. As músicas de Pete inspiraram gerações de músicos ao longo de uma carreira de cinco décadas, tanto com sua banda quanto em sua carreira solo.”

A Buzzcocks está ao lado do Clash e do Sex Pistols como pioneiros do punk britânico. Shelley formou a banda em 1975, unindo perfeitamente suas zombarias melodicas com guitarras fortes e ofensivas.

Apesar da grande e fiel base de fãs reunida durante os anos, a venda de discos da banda nunca foi das melhores, mesmo chegando ao Top 20 das paradas britânicas com o álbum de estreia Another Music In a Different Kitchen (1978), sucessor do EP Spiral Scratch (1977).