Pete Townshend, do The Who, promete “ano sabático” em 2018

“Eu preciso desesperadamente fazer algo novo ou diferente – e ainda não tenho um plano”, escreveu o guitarrista no Facebook

Redação Publicado em 21/09/2017, às 19h00 - Atualizado às 19h09

Galeria - Início dos Guitarristas - Pete Townshend
ROBERT E. KLEIN / AP

Em poucas horas, o The Who se apresenta no Brasil pela primeira vez nos mais de 50 anos de carreira da banda – o show de estreia em território nacional ocorre nesta quinta, 21, no festival São Paulo Trip (no sábado, 23, os integrantes sobem ao palco do Rock in Rio). É uma boa oportunidade de ver um dos nomes seminais do rock, e talvez a última: o guitarrista Pete Townshend, de 72 anos, anunciou que não se apresentará com o The Who no ano que vem.

Em seu perfil no Facebook, Townshend postou na quarta, 20, uma foto do pôr do sol em São Paulo (aparentemente tirada do hotel Fasano, onde está hospedado). “Estou me preparando para tirar um ano sabático de todas as coisas que geralmente faço na minha carreira”, escreveu. “Eu preciso desesperadamente fazer algo novo ou diferente – e ainda não tenho um plano do que poderei fazer. Vai surgir algo, suponho. O problema óbvio para mim no trabalho com o The Who é que constantemente toco canções que escrevi há muito tempo – a maioria, mais de 35 anos atrás. Sou sortudo de diversas maneiras, mas tem uma pequena voz dentro de mim falando alto. Quando estou no palco, essa voz diz: ‘... você é tão brilhante, Pete’. Outras vezes, diz: ‘Quando você vai tocar alguma coisa difícil?’. Não se preocupem, eu sei que tenho sorte.”

The Who além dos hits: dez grandes canções para você saber mais sobre a banda.

A foto também pode lembrar aos fãs que o The Who tem uma música chamada “Sunrise” (“nascer do sol”, de The Who Sells Out, 1967) e que tem, justamente, uma levada de bossa nova.