Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pete Townshend publicará autobiografia no ano que vem

O guitarrista do The Who planeja lançar o livro na primavera de 2012, após 15 anos de trabalho

Por Andy Greene Publicado em 18/05/2011, às 13h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pete Townshend finalmente publica sua autobiografia no ano que vem - Reprodução/Site oficial
Pete Townshend finalmente publica sua autobiografia no ano que vem - Reprodução/Site oficial

O bastante aguardado livro autobiográfico de Pete Townshend, Who He?, finalmente verá a luz do dia. O guitarrista do The Who assinou contrato com a HarperCollins para lançar a obra que, segundo a editora, estará nas prateleiras no outono [do hemisfério norte] de 2012. "Na década de 70, Pete Townshend perguntou a famosa questão musical: 'Quem é você?'", disse em um comunicado o diretor executivo da HarperCollins, David Hirshey. "Agora, em sua autobiografia, gerações de fãs vão finalmente conseguir a resposta pela qual estavam esperando."

Townshend começou a trabalhar no livro em meados dos anos 90. Quando recebeu uma advertência da polícia britânica em 2003 por acessar sites de pornografia infantil na internet, Townshend explicou que estava pesquisando material para a obra. "Eu tenho escrito a biografia da minha infância nos últimos sete anos", disse ele em um comunicado por escrito. "Eu acredito que tenha sido abusado sexualmente quando tinha entre 5 e 6 anos e meio, quando estava sob os cuidados da minha avó materna, que era doente mental, na época. Eu não consigo me lembrar claramente o que aconteceu, mas meu trabalho criativo tende a evocar sombras desagradáveis - especialmente em Tommy. Algumas das coisas que tenho visto na internet serviram de informação para o meu livro, que eu espero publicar mais ao fim do ano."

Nada mais foi dito a respeito do livro, à época, mas quatro anos mais tarde, Townshend começou um blog no qual pretendia postar partes dele. "A estrutura está pronta, toda a pesquisa está feita", escreveu. "Ainda assim, porque a minha vida criativa e profissional ainda é tão ativa, sinto que nunca vou alcançar o presente, a não ser que me aposente e me restrinja a somente escrever. E fazer isso, quando já sou um escritor, representa uma contradição. Então, em vez de escrever infinitamente, vou publicar."

Ele publicou um relato fascinante do dia em que o Who fez uma exibição prévia de Tommy para os críticos, em 1969, em um clube de jazz em Londres. Porém, logo depois, fechou o site quase sem nenhuma explicação. Em setembro de 2008, escreveu no seu site que o livro estava "congelado". Desde então, falou muito pouco a respeito.

O Who tem estado afastado da estrada desde que fizeram a turnê da Austrália, em 2009. No ano passado, tocaram no intervalo do Super Bowl e fizeram uma apresentação beneficente de Quadrophenia no Royal Albert Hall. Roger Daltrey mostrou interesse em levar esse show - assim como Tommy - para uma turnê mundial este ano. Há algumas semanas, o frontman do Who anunciou uma longa turnê solo, na qual irá tocar Tommy do início ao fim. O que exatamente isso quer dizer para o futuro do Who ainda não está claro. Há um ano, Townshend mostrou-se relutante quanto a uma volta para a estrada. "Estou cansado de excursionar, no momento, e estou escrevendo", disse. "Então, não há planos agora." Na mesma entrevista, um fã perguntou a Townshend sobre uma turnê de Tommy em 2019 para comemorar o aniversário de 50 anos do álbum. "Se esperarmos até 2019, posso te assegurar uma coisa: eu não estarei no palco", escreveu. "Estarei ou compondo ou decompondo."