Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pete Townshend soube que The Who tinha chegado ao fim ao receber cuspidas de plateia em show de punk

Ele e Keith Moon foram assistir o inovador Billy Idol em 1975 - e perceberam que o final se aproximava

Redação Publicado em 16/12/2019, às 16h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Who (Foto: Harry Harris / AP)
The Who (Foto: Harry Harris / AP)

Pete Townshend, guitarrista do The Who, foi o convidado desta semana da Rolling Stone EUA para o quadro de YouTube A Primeira Vez - no qual os artistas relembram a primeira vez que fizeram algo. Neste caso, o músico falou sobre a primeira vez que percebeu que a banda “não estava mais no ápice.”

Como explicou Townshend, o movimento punk foi o responsável por “destruir” The Who (de modo figurado, é claro) - e foi em 1975, durante um show punk, que percebeu como sua era não era mais inovadora: 

+++ LEIA MAIS: Em 1966, Keith Moon quase destruiu o The Who para formar o Led Zeppelin com Jimmy Page

Keith Moon, na verdade, foi quem me levou para o primeiro show de punk - ele teve coragem de ir; eu não tinha. Fomos assistir um show da Generation X, banda do Billy Idol. Ele era bem charmoso - assim como hoje - mas a plateia estava cuspindo na gente. Pareceu que estávamos condenados.”

Apesar da recepção pouco calorosa, Pete Townshend amava o punk - e queria que o The Who tivesse seguido aqueles passos (embora tenha nascido uma década mais cedo). “Quando o movimento punk chegou [senti que acabava o The Who]. Essa era a missão deles: não conquistar, mas destruir - e fizeram. Eu amava, porque era isso que eu queria do The Who - que durasse seis meses e aí desaparecesse e eu pudesse ir pra faculdade de artes e ter uma vida normal.”

+++ LEIA MAIS: Keith Moon quis sair do The Who e se juntar aos Beatles, mas Paul McCartney recusou

Também durante a ascensão do punk nos anos 1970, percebeu que poderiam ser “substituídos”: “Lembro de assistir Generation X, e Siouxsie & The Banshees, e pensar: ‘Wow, nós fazíamos isso [no início da banda, com My Generation]. E eles fazem de novo!’ Não faziam tão bem, mas eram bem mais novos.”

Apesar disso, o The Who continuou vivo - e continuou bem. Entre 1975 - ano da cusparada - e 1982 - quando anunciaram a separação - a banda lançou quatro discos. Depois, lançaram um álbum em 2006 e, este mês, a coletânea Who.

+++ FRANCISCO EL HOMBRE SOBRE RASGACABEZA: 'É UM INDIGESTO, TOCA EM PONTOS DOLORIDOS E ÍNTIMOS'