Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Peter Hook faz oferta para transformar antiga casa de Ian Curtis em museu

Construção com dois quartos na cidade de Macclesfield, na Inglaterra, foi onde o vocalista do Joy Division se suicidou em 1980

Redação Publicado em 21/03/2015, às 14h12

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O ex-vocalista do Joy Division, Ian Curtis - Reprodução/Facebook
O ex-vocalista do Joy Division, Ian Curtis - Reprodução/Facebook

Os atuais donos da antiga casa de Ian Curtis, vocalista do Joy Division, colocaram a construção à venda recentemente. Agora, o ex-companheiro de banda de Curtis e ex-baixista do New Order, Peter Hook, fez uma oferta aos donos para comprar o local e fazer dele um museu dedicado ao amigo. As informações são do NME.

Artista “recria” 20 bandas icônicas – entre elas, o Joy Division – usando LEGO.

O imóvel de dois quartos – localizado no número 77 da rua Barton, na pequena cidade inglesa de Macclesfield – serviu de locação para a cinebiografia de Curtis, Control, em 2007.

À venda por £ 115 mil, o local mantém a aura por ter sido onde o músico se suicidou em maio de 1980, aos 23 anos de idade.

No último mês de fevereiro, um fã de Curtis iniciou uma campanha para arrecadar fundos e fazer o museu na casa. Ele, entretanto, desistiu do projeto, alegando que seria improvável conseguir todo o dinheiro necessário e que os fãs dispostos a ajudar deveriam fazer doações a outros fins, em memória de Ian Curtis.

Peter Hook vs. Bernard Sumner

Em entrevista à revista NME, o líder do New Order e ex-guitarrista do Joy Division, Bernard Sumner, afirmou que a antiga casa de Ian Curtis, para ele, “é um lugar triste”. “Não é bem um local ao qual eu gostaria de ir”, disse.

Crítica: Tocando a Distância – Ian Curtis & Joy Division.

Nesta sexta, 20, Peter Hook respondeu ao antigo companheiro e atual desafeto, em entrevista ao jornal britânico The Guardian: “Sei que Bernard seria desrespeitoso com Debbie [Curtis, viúva de Ian], mas isso é besteira.”

“Ian deixou um legado fantástico e o fato de as pessoas terem sido influenciadas por isso em todo mundo só pode ser uma coisa boa”, justificou o baixista. “Então, acho que alguém deveria transformar [a casa] em um museu.”

Debbie Curtis sentiu raiva e humilhação ao descobrir que “Love Will Tear Us Apart” é sobre ela.

Ele ainda concluiu: “Deveríamos ter um museu em Manchester também, em vez de ter que ir aos restaurantes do Hard Rock para poder ver alguma coisa que tenham relação com a música de Manchester”.