Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Peter Hook planeja compra de fitas perdidas do Joy Division e do New Order

Baixista planeja lançar o material para os fãs

Rolling Stone EUA Publicado em 29/08/2013, às 12h25 - Atualizado às 12h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Peter Hook - William Ellis
Peter Hook - William Ellis

Peter Hook , ex-baixista do Joy Division e do New Order, negocia a compra de algumas fitas antigas das bandas recolhidas por uma assistente de estúdio em um depósito. Anteriormente neste mês, Julia Adamson, ex-integrante do the Fall e assistente do produtor Martin Hannett, afirmou que esperava vender o material, que inclui uma cópia do clássico Unknown Pleasures, do Joy Division.

Hook entrou em contato, segundo disse em entrevista com o site Pitchfork. O baixista afirmou que negocia com Adamson e espera lançar versões alternativas das faixas do Joy Division. “Seria legal lançar algo que os fãs amariam”, disse. “Espero que essas fitas nos permitam fazer algo diferente.”

Embora Adamson afirme que tentou entrar em contato com os músicos da banda, Hook nega. “Era impossível que eu, conhecido colecionador de todas as coisas do Joy Division e do New Order, não estivesse interessado.”

“Se eu encontrar fitas do Nine Inch Nails ou do Stone Roses, e entrasse em contato com eles, eles diriam: ‘Elas são suas!’”, disse. “Tem uma cultura de quem encontra é dono, então invariavelmente, durante os anos, comprei muitos itens de pessoas variadas. Mas a lei inglesa é muito clara sobre os direitos. A banda detém os direitos e a música, e, sob a lei inglesa, é ilegal distribuir música de outra pessoa sem o consentimento. Então, se Julia quer dar as fitas para alguém, ela precisa de nossa permissão. É o mesmo tipo de ilegalidade de distribuir arquivos na internet.”

A perspectiva de ouvir este material perdido fez surgir uma dose de nostalgia em Hook, que compara a situação a “encontrar um diário velho perdido dentro de um armário”. “Tenho algumas fitas nas quais Bernard (Sumner) escreveu à mão”, disse. “É sempre uma coisa estranha. Embora o seu relacionamento possa ficar ruim durante os anos, é como encontrar uma carta de amor antiga.”

Hook em janeiro deste ano lançou o livro Unknown Pleasures: Inside Joy Division, que fala da história da banda e inclusive faz menção às fitas encontradas por Julia Adamson.