Pete Townshend acredita que os Beatles nunca tocaram rock and Roll; entenda

O guitarrista do The Who também revelou que nunca gostou do trabalho do Led Zeppelin

Redação Publicado em 13/01/2020, às 09h23

None
Pete Townshend (Foto: Robb Cohen / Invision / AP)

Para Pete Townshend, os Beatles definitivamente não tocavam rock and roll e não passavam de um "grande fenômeno pop" que criava "músicas leves com obras de arte jogadas ocasionalmente nelas".

O guitarrista do The Who já havia falado que o quarteto britânico era "extremamente ruim" quando tinha o instrumental isolado dos vocais, quando decidiu opinar detalhadamente sobre o trabalho de Paul McCartneyJohn Lennon, George HarrisonRingo Starr.

+++ LEIA MAIS: The Who: Pete Townshend queria deixar a banda desde o primeiro dia: "Aquilo não era arte"

Em entrevista à Rolling Stone EUA, Townshend foi questionado sobre o disco Tug of War, lançado por McCartney, em 1982. Em resposta, o artista fez uma pergunta retórica sobre a ligação do ex-Beatle com o rock and roll.

"[Paul McCartney] já teve alguma coisa a ver com o rock? Não, ele nunca teve", disse o músico [...] Você sabe, eu poderia sentar e ter uma conversa com Paul sobre rock and roll, e nós falaríamos sobre duas coisas diferentes", disse o músico.

Townshend ainda revelou quem eram as grandes referências do rock para ele e enfatizou que os Beatles não poderiam ser incluídos nelas.

+++ LEIA MAIS: Pete Townshend pede desculpas por ter dito que agradeceu a Deus quando Keith Moon e John Entwistle morreram

"Para mim, rock era os Rolling Stones, e, antes disso, Chuck Berry, e, antes disso, talvez algumas pessoas que viveram nos campos de Louisiana. Mas eu não posso realmente incluir os Beatles nisso. Os Beatles estavam acabados com o Herman's Hermits. Isso não é rock and roll".

Mas o Beatles não estavam sozinhos. Outro grupo britânico que não agradava Townshend era o Led Zeppelin. Segundo o site ShowBiz CheatSheet, o músico já mencionou diversas vezes que não aprecia as composições da banda e que Jimmy Page o intimidava quando era mais novo. 

"Nós [The Who] fomos copiados por muitas bandas, principalmente, o Led Zeppelin. [...] Eu nunca gostei de uma única coisa que eles fizeram", disse Townshend.


+++ CORUJA BC1: 'FAÇO MÚSICA PARA SER ATEMPORAL E MATAR A MINHA PRÓPRIA MORTE'