Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Petição quer transformar a data da morte de Andre Matos em Dia do Metal

Ex-vocalista do Angra morreu neste sábado, 8, vítima de uma parada cardíaca

Redação Publicado em 11/06/2019, às 15h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
André Matos, de óculos, junto com seus companheiros de Shaman (Foto:Reprodução/Instagram)
André Matos, de óculos, junto com seus companheiros de Shaman (Foto:Reprodução/Instagram)

Andre Matos, ex-Angra, morreu neste sábado, 8. Prissila F., uma de suas fãs, resolveu abrir uma petição para que a data seja oficialmente reconhecida como o Dia do Metal no Brasil.

O abaixo-assinado quer reunir 20 mil assinaturas no total (por enquanto, tem 11 mil), número mínimo necessário para que seja encaminhado ao Senado Federal como Sugestão Legislativa. Depois disso, pode ser discutido pelos senadores e posteriormente aprovado.

O objetivo de Prissila é homenagear o músico, um dos percussores do heavy metal no país - Matos trabalhou no estilo desde meados dos anos 1980. “Andre Matos foi um maestro, cantor, compositor e fundador das bandas Viper, Angra e Shaman, onde levou o metal nacional a alcançar o patamar mundial e ser reconhecido por grandes ícones da música internacional”, diz o texto na página da petição.

Matos morreu no dia 08/06/2019, aos 47 anos, vítima de uma parada cardíaca. Para a dona da petição, ele “deixou um imenso legado para a música brasileira, uma voz insubstituível, não teve o seu devido reconhecimento em vida. Precisamos homenagear Andre de forma grande, assim como ele era.”

O vocalista era um dos mais renomados nomes do metal no Brasil. Em 1993, quase integrou o lineup do Iron Maiden, substituindo Bruce Dicksinson, mas Blaze Bayley conseguiu o lugar.  “Eu realmente era o primeiro nome para entrar no Iron Maiden, após a saída do Bruce”, contou Matos em 2014. “Mas, por ser uma banda britânica, houve uma rejeição em colocar um vocalista latino para integrar o grupo [...] Eu me encontrei com o Blaze na estrada e ele me disse que eu deveria ter entrado no Iron Maiden no lugar dele. Eu fiquei muito feliz com o reconhecimento dele.”

+++ Rocketman, Bohemian Rhapsody e mais: as maiores cinebiografias de todos os tempos

Petição quer transformar a data da morte de Andre Matos em Dia do Metal